LEIA um trecho do Conto de Guimarães Rosa, “Conversa de Bois...
“– Eu acho que nós, bois, – Dançador diz, com baba – assim como os cachorros, as pedras, as árvores, somos pessoas soltas, com beiradas, começo e fim. O homem, não: o homem pode se ajuntar com as coisas, se encostar nelas, crescer, mudar de forma e de jeito… O homem tem partes mágicas… São as mãos… Eu sei… Mas já Brilhante endureceu as orelhas, soslaiando Dançador: … “Chegou um dia, nós reparamos que já estava trecho demais sem chover. Tempo e tempo. Coisa como nunca em antes tinha sido. Quase que nem capim seco não tinha mais, e a gente comia gravetos, casca de árvores, e desenterrava raiz funda, p’ra pastar. Foi ruim…”
“Mas já Brilhante endureceu as orelhas, soslaiando Dançador: …
“Chegou um dia, nós reparamos que já estava trecho demais sem chover. Tempo e tempo. Coisa como nunca em antes tinha sido. Quase que nem capim seco não tinha mais, e a gente comia gravetos, casca de árvores, e desenterrava raiz funda, p’ra pastar. Foi ruim…”
O conectivo destacado pode ser SUBSTITUÍDO sem prejuízo de sentido por:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conjunção adversativa é uma palavra que liga duas partes de uma frase para mostrar uma ideia de oposição, contraste ou quebra de expectativa. As principais palavras são: mas, porém e contudo.
Principais Exemplos
- Mas: "Estudei muito, mas não passei na prova."
- Porém: "O dia está lindo, porém está muito frio."
- Contudo: "Ela correu rápido, contudo perdeu o trem."
- Todavia: "O carro é velho, todavia funciona bem."
- Entretanto: "Fui ao mercado, entretanto não achei o pão." [, ]
O termo "Mas já" (que encadeia a fala de Brilhante cortando/sobrepondo-se à de Dançador) introduz uma ideia de oposição, ressalva ou transição adversativa. No contexto da narrativa, ele indica a interrupção da fala filosófica de Dançador por uma intervenção de Brilhante, mudando o foco para a realidade dura da seca.
A substituição adequada vai depender das opções da sua questão (caso seja de múltipla escolha), mas a relação sintático-semântica principal é de adversidade.
Aqui estão as melhores substituições dependendo da sutil variação pretendida:
- No entanto, / Porém, / Contudo, (se o objetivo for substituir o sentido adversativo de "mas").
- Ocorre que / Entretanto, (para manter o tom narrativo de transição/oposição).
PMBA
Portanto e logo - Conclusiva
Contanto - Condicional
Gabarito B
Conjunção adversativa é a conjunção que estabelece uma ideia de oposição, contraste ou ressalva entre duas orações.
- O aluno-a-oficial estudou bastante, mas não conseguiu a aprovação.
- A guarnição chegou rapidamente, porém o suspeito já havia fugido.
CFOPMBA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo