No Brasil, na década de 1980, com a criação dos órgãos de c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3669178 Saúde Pública
No Brasil, na década de 1980, com a criação dos órgãos de controle ambiental, foram surgindo de forma crescente os efeitos das políticas de "progresso a qualquer custo". Na ocasião, as áreas contaminadas por emissões de empreendimentos em operação e de atividades abandonadas passaram a ser identificadas e dadas ao conhecimento público. Esses casos ficaram conhecidos como "passivo ambiental". Dando resposta a essa situação, o Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), desenvolveu uma metodologia de avaliação de risco à saúde derivada da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR) e adaptada às nossas realidades e aos princípios e critérios do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia brasileira se denomina "Diretrizes para elaboração de estudo de avaliação de risco à saúde humana por exposição a contaminantes químicos", mais conhecida como Estudos de ARSH.

Na avaliação das implicações à saúde pública, decorrentes de exposição a contaminantes ambientais, o avaliador deve obter e avaliar os dados e informações sobre:

I.Os tipos e níveis de contaminação, os mecanismos de transporte ambientais específicos.
II.As vias de exposição humana.
III.Os parâmetros pertinentes aos efeitos na saúde. IV.As implicações toxicológicas e médicas dos contaminantes do local de risco.
Fonte: BRASIL. Diretrizes para elaboração de estudo de avaliação de risco à saúde humana por exposição a contaminantes químicos. Brasília: DF, 2010.

É correto o que se afirma em:
Alternativas