Para a formação de profissionais com múltiplas habilidades, ...
Os talentos não agregam, necessariamente, valor às organizações.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se estiver no cargo errado vai agregar? Se não tiver a ver com as estratégias da organização, vai agregar? oxe
ERRADO.
FONTE: GRAN, prof Andressa Oliveira Pinheiro
Inicialmente, vamos revisitar alguns conceitos primordiais para a resolução da questão.
O valor agregado é uma vantagem competitiva, um benefício que ultrapassa os resultados esperados por uma organização
O talento é o recurso humano que se destaca no desempenho das atividades que são de sua responsabilidade.
Quando uma organização desempenha a Gestão de Talentos, ela está atuando na formação de uma estratégia embasada na atração, captação e manutenção de trabalhadores que apresentam resultados excepcionais na organização, o que agregará valor às atividades, ao processo produtivo e, consequentemente, aos resultados alcançados.
Nesse sentido, pode-se dizer que os talentos AGREGAM valor às organizações.
Bons estudos.
Base teórica para a análise da questão
Boa parte dos candidatos “tropeçam” no item pelo emprego do termo “necessariamente”. O termo, na realidade, foi estrategicamente utilizado pela banca, para testar o conhecimento dos candidatos sobre sistemas de desenvolvimento organizacional.
NOTA: a etapa inicial denominada por “Transformar pessoas em talentos” parte do pressuposto de que “Talentos” (pessoas dotadas de competências) “agregam valor à organização”, constituindo, no caso, a primeira fase do subsistema de desenvolvimento de pessoas supracitado. Observe que nenhuma das quatro etapas mencionadas é considerada “dispensável” ou “desnecessária” no processo elencado, na realidade, cada uma se apresenta de modo relevante para a gestão do capital humano nas organizações.
Análise do Item
Comparando-se o que menciona o item com o que traz a literatura de Chiavenato (2016) entende-se que a assertiva está errada. Quando a banca afirma que “os talentos não agregam, necessariamente, valor às organizações”, a colocação contraria veementemente a filosofia que norteia a primeira etapa do subsistema de desenvolvimento de pessoas, que destaca categoricamente que “talentos são pessoas dotadas de competências que agregam valor à organização, ao cliente e a elas mesmas”, ratificando-se, portanto, que a informação está INCORRETA.
Fonte: Professora Suzana Ferreira (TEC CONCURSOS)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo