Os testes de antiglobulina indireto (TAI) e direto (TAD) con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186786 Técnicas em Laboratório
Os testes de antiglobulina indireto (TAI) e direto (TAD) continuam sendo os procedimentos mais comuns e de grande importância na sorologia de grupos sanguíneos. O controle de qualidade dos reativos utilizados nesses testes é essencial na rotina de laboratórios de hematologia. Um desses controles é a AVIDEZ, cujo objetivo é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D

O tema central da questão é o controle de qualidade em testes sorológicos usados em laboratórios clínicos, especificamente, a avidez dos reagentes nos testes de antiglobulina indireto (TAI) e direto (TAD). Esses testes são fundamentais para identificar interações entre anticorpos e antígenos nos glóbulos vermelhos, sendo cruciais na sorologia de grupos sanguíneos.

A avidez refere-se à força com que um anticorpo se liga a um antígeno. No contexto da questão, a avidez está relacionada à quantidade de soro necessária para se obter uma reação de aglutinação visível, uma indicação da qualidade dos anticorpos específicos presentes no material.

Justificando a Alternativa D: A opção D está correta porque descreve o aspecto principal da avidez. A avidez é medida pela quantidade de soro necessário para uma reação de aglutinação nítida, portanto, é uma avaliação direta da qualidade dos anticorpos. Isso é relevante para garantir que os testes clínicos sejam precisos e confiáveis.

Analisando as Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Escalonar os níveis de aglutinação com diferentes diluições do soro não está diretamente relacionado à avidez, mas sim à titulação do anticorpo, que é uma medida da quantidade, não da força ou qualidade da ligação.

Alternativa B: Verificar a capacidade do anticorpo em reconhecer hemácias específicas está mais relacionada à especificidade do teste, não à avidez. Avidez refere-se à força das ligações formadas.

Alternativa C: Dosar proteínas totais e albumina é uma técnica bioquímica utilizada para avaliar a composição do soro, mas não se relaciona diretamente com a avidez dos anticorpos.

Alternativa E: Determinar um índice com diluições seriadas se refere a um método para quantificar anticorpos, também chamado de título, e não é uma medida de avidez, que avalia a intensidade da interação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Achei bem confusa a questão com base nos meus conhecimentos atuais

TAD = uso sangue total do paciente, normalmente não fazemos titulação no lab, a reação é dada como positiva para a aglutinação nítida visível

TAI = uso soro para verificar a presença de anticorpos e posso fazer titulação com base na diluição seriada.

 Quanto mais sítios de ligação tiver um anticorpo, maior a avidez.

O objetivo da avaliação da saúde de nossos testes de antiglobulina é determinar a quantidade adequada de soro ou reagente de antiglobulina a ser utilizada para que a ocorrência de aglutinação seja clara e nítida. Isso ajuda a evitar resultados falsos-negativos ou falsos-positivos, garantindo que os anticorpos se liguem especificamente aos antígenos nas células sanguíneas. Portanto, a avaliação da avidez ajuda a melhorar as condições de teste e a interpretar os resultados de forma mais precisa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo