Centralize e alinhe a articulação do tornozelo em relação ao...
A incidência na avaliação de tornozelo que está relacionada com o posicionamento da parte (tornozelo), citados no texto, é a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - incidência em anterior posterior.
Tema central da questão
A questão aborda o posicionamento adequado do tornozelo para obtenção da imagem radiográfica na incidência ântero-posterior (AP). Esse conhecimento é fundamental para garantir imagens diagnósticas de qualidade, sem distorções e com a anatomia evidenciada corretamente, indispensável para atuação do técnico e tecnólogo em radiologia.
Resumo teórico
Na radiologia, a incidência anteroposterior (AP) do tornozelo é realizada com o paciente em decúbito dorsal, estendendo a perna e o pé apoiados na mesa. A articulação do tornozelo deve estar centralizada ao receptor de imagem, alinhada ao raio central e ao eixo longo do receptor. Não é necessário forçar a dorsiflexão: o pé permanece em posição natural. A linha intermaleolar (entre os maléolos medial e lateral) não deve estar paralela ao receptor, pois o exame AP padrão exige o posicionamento natural para visualização anatômica adequada.
De acordo com o Manual de Rotinas de Técnicas Radiográficas (Bontrager & Lampignano), essas orientações são características da incidência AP do tornozelo.
Justificativa da alternativa correta
A alternativa C está correta porque descreve a incidência padrão AP do tornozelo, exatamente conforme o detalhamento do texto de apoio citado. O cuidado de não forçar a dorsiflexão, manter a perna sem rotação e não alinhar a linha intermaleolar paralela ao receptor reforçam o padrão da incidência AP tradicional.
Análise das alternativas incorretas
- A: O perfil mediolateral/lateromedial exige o paciente deitado de lado, pé em 90° e o raio central incidindo lateralmente, diferente da descrição do texto.
- B: A incidência AP com estresse é usada para avaliar instabilidade ligamentar, exigindo manobras adicionais no posicionamento, o que não é citado no texto.
- D: Apesar de mencionar a articulação tibiotalar (realmente avaliada na AP), o termo "incidência anterior posterior da articulação tibiotalar" não é o nome técnico-padrão da incidência; isso pode confundir e não é o termo usual em provas e literatura.
Dica de interpretação:
Preste atenção à descrição do posicionamento e aos termos técnicos! Muitas questões tentam confundir usando termos parecidos ou complementando o nome da incidência. Foque no procedimento padrão e na linguagem consagrada pelos manuais técnicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A linha intermaleolar não deve ficar paralela ao receptor de imagem durante um raio-X do tornozelo para evitar a sobreposição de estruturas ósseas e permitir uma visualização adequada das articulações e do plano anatómico da articulação do tornozelo, garantindo assim uma imagem radiográfica precisa e sem artefatos que possam dificultar o diagnóstico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo