O clínico geralmente atende pacientes com quadros anêmicos,...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q4297718 Não definido

O clínico geralmente atende pacientes com quadros anêmicos, sobre este assunto, analise os itens e assinale a alternativa correta:


I - As deficiências da eritropoiese têm inúmeras causas. A completa cessação de eritropoiese resulta na diminuição de eritrócitos em torno de 7 a 10%/semana (1%/dia). A deficiência da eritropoiese, mesmo que insuficiente para reduzir o número de eritrócitos, ocasiona, normalmente, tamanhos e formas anormais de eritrócitos.


II - A hemólise excessiva pode ser provocada por alterações intrínsecas nos eritrócitos ou por fatores extrínsecos, como anticorpos ou complemento em sua superfície, que levam à sua destruição precoce.


III - A hemólise normalmente causa aumento da produção de reticulócitos, exceto no caso de depleção de ferro ou outros nutrientes essenciais ou deficiência de eritropoietina. 

Alternativas