"A regionalização metropolitana brasileira é composta por r...
Fonte (LEOPOLDO, E. Metropolização regional e nova regionalização do capital. Cad. Metrop., São Paulo, v. 22, n. 47, pp. 85-102, jan/abr 2020, p. 86).
Nesse sentido, podemos afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O excerto afirma que o que antes era apenas representação espacial passa a ser uma regionalização prática, a partir da criação das primeiras regiões metropolitanas. Esse contraste entre representação e prática é o elemento que orienta a escolha da alternativa D.
- Quando o texto opõe representação espacial a regionalização prática, procure a alternativa que indique mudança de processo, não apenas mudança de nome.
- Se o excerto destaca centralidade metropolitana na produção do território, descarte opções que falem em menor hierarquia espacial sem apoio textual.
- Elimine alternativas que introduzam categorias ou efeitos não mencionados, como novas tipologias territoriais ou maior igualdade regional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo