Sobre o uso do gerúndio é correto afirmar, EXCETO:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276073 Português
Sobre o uso do gerúndio é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Morfologia – Verbos: Formas nominais e usos do gerúndio. A temática exige o conhecimento das formas nominais do verbo (infinitivo, gerúndio e particípio), bem como a compreensão do uso do gerúndio na norma-padrão e o reconhecimento do fenômeno chamado gerundismo.

Justificativa da alternativa correta (C):
A alternativa C afirma: “O gerúndio deve ser evitado, pois o seu uso excessivo pode caracterizar o gerundismo, fenômeno considerado como vício de linguagem.”
O erro está em generalizar que o gerúndio deve ser evitado. Pela norma-padrão, o gerúndio tem uso legítimo e necessário para expressar ações em andamento: “Estou corrigindo as provas.” O que deve ser evitado é o chamado gerundismo: uso vicioso, exagerado ou desnecessário, típico de registros burocráticos (“Vou estar enviando o documento...”). Assim, a afirmação é falsa porque generaliza a restrição ao gerúndio, e não ao gerundismo.

Análise das alternativas incorretas:

A) Correta. Segundo Bechara e Cunha & Cintra, o gerúndio é, sim, uma das formas nominais do verbo, tal como o infinitivo e o particípio.

B) Correta. O gerúndio exprime ação contínua ou durativa, em desenvolvimento no momento do discurso. Por exemplo: “Os alunos estavam falando baixo.”

D) Correta. Conforme a gramática (Rocha Lima), a formação do gerúndio segue a estrutura: radical + vogal temática + desinência “-ndo”. Exemplos: “falando”, “comendo”, “partindo”.

Dicas e Pegadinhas:
Ao resolver questões sobre o tema, atente-se a generalizações absolutas (“deve ser evitado”), pois a regra se refere ao uso inadequado e não ao emprego regular, previsto na norma. Fique atento à distinção entre gerúndio (usado adequadamente) e gerundismo (vício de linguagem).

Referências: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo; Rocha Lima, Gramática Normativa da Língua Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

✓ O gerúndio deve ser evitado, pois o seu uso excessivo pode caracterizar o gerundismo, fenômeno considerado como vício de linguagem. 

➥ INCORRETO. Dizer que o uso do gerúndio é errado só é verdade se ele for utilizado sem seu sentido de continuidade do tempo. Na frase “Eu estarei ligando para você hoje.”, ligar não demanda tempo continuado, ligar exprime uma ação única, instantânea, não dá para você ficar ligando para uma pessoa, pois parece que você vai encher o saco dela, ininterruptamente, ligando sem parar, como um taradão do telefone. Logo, evite “Eu vou estar ligando.”. Este é um mau do gerúndio, o que incorre em gerundismo. Basta dizer: “Eu vou ligar para você hoje.”

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo