Enunciado da questão: “Os elementos estruturais mistos de aç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3329162 Engenharia Civil

Enunciado da questão: “Os elementos estruturais mistos de aço e concreto são usados principalmente como pilares, vigas e lajes”. Sobre as vigas e pilares mistos, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.



( ) Nos pilares mistos, de forma similar aos elementos de concreto armado, são utilizadas armadura longitudinal, cuja contribuição também é levada em consideração na determinação da sua capacidade resistente. Porém, barras transversais (estribos) envolvendo a armadura longitudinal não são empregadas. 



( ) Quando um elemento estrutural de aço, seja ele um perfil de alma cheia ou treliça, é ligado de forma mecânica a uma laje de concreto, ambos os elementos trabalham solidariamente ao momento fletor, caracterizando a denominada viga mista de aço e concreto, tendo a união mecânica entre os materiais, proporcionada pelo atrito entre as faces dos materiais.



( ) As ligações realizadas entre as vigas mistas e os pilares ou outros elementos do edifício podem ser executadas obedecendo-se às mesmas regras das ligações das vigas de aço.



( ) A soldagem dos conectores de cisalhamento, do tipo pino com cabeça, é feita, na maioria das vezes, na obra, antes que os perfis de aço das vigas mistas sejam montados e, no caso de laje mista ser usada, também antes da fôrma de aço ter sido posicionada.



( ) As vigas mistas com interação parcial, em comparação com as mesmas tendo interação completa, costumam ser mais econômicas, visto que permitem diminuir bastante o número de conectores de cisalhamento, sem reduzir de forma acentuada o momento resistente.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

F — Em pilares mistos a armadura longitudinal pode ser usada e barras transversais podem ser necessárias dependendo da solução (ex.: perfis não totalmente confinantes). Não é verdade que estribos “não são empregados” em geral.

F — Para que viga e laje trabalhem solidariamente é preciso ligações mecânicas (conectores de cisalhamento); o atrito entre faces não é, por si só, o responsável pela interação plena.

V — As ligações entre vigas mistas e pilares podem, em geral, seguir as mesmas regras das ligações entre vigas de aço, quanto ao tipo (engastada, semi-rígida, articulada) e modo de execução (solda ou parafusada), desde que sejam considerados os efeitos da laje e dos conectores de cisalhamento no comportamento global da ligação.

F — A soldagem de conectores (pinos com cabeça) costuma ser executada após a montagem/posicionamento do aço e frequentemente através da fôrma/steel deck, muitas vezes em obra com equipamento de stud-welding; não é correto afirmar que na maioria das vezes os conectores são previamente soldados antes da montagem dos perfis.

V — Vigas com interação parcial podem ser mais econômicas em muitos casos: reduzem o número de conectores e, sem interação completa, a perda de momento resistente nem sempre é acentuada, tornando-se uma solução vantajosa dependendo do projeto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo