Assinale o período em que há predicado verbal.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276063 Português
A cidade acordou mais cedo.

Primeiro foram os fogos. E ainda não eram seis da manhã. Depois os tiros. Em seguida, os voos de helicóptero. Assim amanheceu a Rocinha neste sábado. Por esse motivo, na favela e nos bairros que a contornam, como um abraço dos aflitos, não se pode dizer que seja sábado, dia de descanso.

Os helicópteros vêm e vão nesse sobrevoo que parece meio sem sentido. A cidade não pode descansar há muito. É sempre guerra em algum ponto. Leio nos jornais de hoje que a Urca também tem guerra de facções. Urca costumava ser deixada de lado nessa insana conquista de territórios, porque sempre foi bairro dos militares e alguns poucos privilegiados civis que conseguiram uma casa no belo e aconchegante bairro. Fui lá outro dia, comi uma caldeirada de frutos do mar, iguaria sem competidor, e olhei o Rio depois da água. É bela a vista de lá, como de resto, a cidade por natureza e destino continua linda. E cada vez mais à deriva, no seu próprio mar de baía.

Hoje, com a confusão na Rocinha, a Zona Sul acordou mais cedo. Ou não, diria Caetano, um dos seus ilustres moradores. A Zona Sul pode ter se acostumado depois de tantos anos de conflito na área conturbada, ou pode ter escolhido abafar o ruído da realidade atrás dos fones de ouvido.

O Rio é como um belo navio onde navegamos todos juntos, não importa qual seja a classe social. Ou nos salvamos juntos ou afundaremos. Há quem creia que a embarcação já aderna cansada de guerra. Nas mazelas do Brasil, coube a esta cidade intensa e bela viver em seu corpo a geografia das desigualdades. Somos todos vizinhos. Chapéu Mangueira entra em ebulição e o Leme fica trancado em casa, sem ter como sair e viver a vida naquela ponta bonita do mar de Copacabana. A Rocinha em disputa afeta um arco de bairros. Do lado de cá a Gávea, do lado de lá São Conrado. Outro dia, o Fallet-Fogueteiro acordou encrencado e fecharam-se as portas do bonito casario colonial de Santa Teresa que, ademais, há muito vive cercado.

Por sermos todos vizinhos, pelo menos o Rio não pode repetir o alienado e perverso enredo do Titanic de trancar os pobres e tentar salvar a primeira classe. A cidade é partida sim, mas é como uma grande casa de quartos contíguos. A fortuna separa, contudo a tragédia é compartilhada. Os fogos, tiros e voos desta manhã provam que não haverá futuro para o Rio que não seja comum. Pensamentos terminais e aflitos para um sábado que seria de descanso, se possível fosse.

https://g1.globo.com - Miriam Leitão - junho/18
Assinale o período em que há predicado verbal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Identificação do tipo de predicado – assunto fundamental em sintaxe para concursos, principalmente para o cargo de Professor de Língua Portuguesa.

No estudo da sintaxe, predicado verbal é aquele cujo núcleo é um verbo de ação ou fenômeno da natureza, sendo essencial que o verbo expresse diretamente a ação praticada ou sofrida pelo sujeito, sem foco em estado ou atributo.

Alternativa correta: B) A Zona Sul abafou o ruído da realidade atrás dos fones de ouvido.

Nessa frase, o verbo principal é "abafou", um verbo transitivo direto que indica claramente uma ação realizada pelo sujeito "A Zona Sul" sobre o objeto direto "o ruído da realidade". Não há predicativo do sujeito ou do objeto, apenas ação direta. Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra (“Nova Gramática do Português Contemporâneo”), predicados desse tipo são chamados verbais pois seu núcleo é o verbo significativo, com ideia de ação.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) O Rio parece um belo navio.
    O verbo “parece” é verbo de ligação e “um belo navio” é predicativo do sujeito, formando predicado nominal. Não há ação, mas sim atribuição de um estado.
  • C) Os moradores vivem assustados.
    Aqui temos verbo significativo (vivem) e predicativo do sujeito (assustados): configura-se, assim, um predicado verbo-nominal, pois há simultaneamente ação e atributo.
  • D) A autora é uma grande jornalista e apresentadora de televisão.
    O verbo “é” atua como verbo de ligação; “uma grande jornalista e apresentadora” é predicativo do sujeito — também um caso de predicado nominal.

Dica para provas: Cuidado para não confundir verbo significativo com verbo de ligação! Foque primeiro em identificar se o verbo expressa ação (predicado verbal/verbo-nominal) ou estado/qualidade (predicado nominal/verbo-nominal). Verifique se há predicativo. Use como referência as classificações apresentadas por Evanildo Bechara em “Moderna Gramática Portuguesa”.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

➥ Predicao Nominal: o nome, o predicativo do sujeito, é a parte mais significativa do predicado; é constituído sempre de verbo de ligação + predicativo do  sujeito.
➥ Predicado Verbal: expressa ideia de ação/movimento e tem como núcleo um verbo; constituído de qualquer verbo, exceto o de ligação; não há predicativo algum, exemplo: – Todos nós visamos a uma carreira estável. (verbo transitivo indireto)
➥ Predicado Verbo-nominal: é a mistura dos dois anteriores; composto de um verbo, qualquer que não seja de ligação + um predicativo (do sujeito ou do objeto), exemplo: – Nós nos aliamos a ele desconfiados.

 a) O Rio parece um belo navio → PRECIDADO NOMINAL: verbo de ligação + predicagivo do sujeito.
 b) A Zona Sul abafou o ruído da realidade atrás dos fones de ouvido → PREDICADO VERBAL, expressa ideia de ação/movimento e tem como núcleo um verbo; constituído de qualquer verbo, exceto o de ligação; não há predicativo algum.
 c) Os moradores vivem assustados → PRECIDADO VERBO-NOMINAL: verbo intransitivo + predicagivo do sujeito.
 d) A autora é uma grande jornalista e apresentadora de televisão → PRECIDADO NOMINAL: verbo de ligação + predicagivo do sujeito.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo