No planejamento de um professor de instrumento, a prática de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3769842 Música
No planejamento de um professor de instrumento, a prática de tocar escalas é frequentemente incluída. Seja em instrumentos de cordas ou teclas, esse exercício visa desenvolver a independência das mãos, a coordenação motora, a agilidade técnica e a velocidade, criando uma base sólida para a execução de futuras peças musicais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o dedilhado (1, 2, 3, 4 e 5) do movimento ascendente da escala de Dó Maior realizado pela mão direita (MD) e a mão esquerda (ME).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: O elemento decisivo foi a comparação direta do dedilhado ascendente cobrado com o padrão técnico da escala de Dó Maior no teclado/piano.

Tema central: Dedilhado de escala
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque a mão direita não segue o padrão 1-2-3-1-2-3-4-5 e traz repetições indevidas de 1 e 4. A mão esquerda também não corresponde ao padrão ascendente 5-4-3-2-1-3-2-1.
B
Errada
Está errada porque a mão direita alterna 1 e 2 de modo incompatível com o dedilhado padrão. Na mão esquerda, há repetição indevida de 5 e 4 e duplicação final de 1, o que rompe o padrão correto.
C
Certa
A alternativa C está correta porque reproduz exatamente o dedilhado padrão da escala de Dó Maior ascendente no teclado/piano. Na mão direita, o critério técnico é a passagem do polegar após o 3º dedo, formando 1-2-3-1-2-3-4-5. Na mão esquerda, a reorganização ocorre como 5-4-3-2-1 e depois 3-2-1. Esse é o procedimento cobrado pela questão.
D
Errada
Está errada porque, na mão direita, o polegar entra após o 4, quando o padrão correto exige a passagem após o 3. Na mão esquerda, a sequência 5-4-3-5-4-3-2-1 introduz o 5 no meio, em vez de seguir 5-4-3-2-1-3-2-1.
E
Errada
Está errada porque a mão direita começa com o dedo 3, o que descaracteriza o dedilhado padrão da escala de Dó Maior ascendente. A mão esquerda também não segue a sequência correta e termina com repetição indevida de 1.
Pegadinha da questão
A confusão entre ascendente e descendente, entre os padrões das mãos e o ponto de passagem do polegar na mão direita.
Dica para questões semelhantes
  • Em escala ascendente de Dó Maior no teclado/piano, confira a mão direita: o padrão cobrado é 1-2-3-1-2-3-4-5.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo