Flexibilidade, agilidade e adaptabilidade passam a fazer par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2022 - UFPA - Administrador |
Q4170898 Gestão de Pessoas
Flexibilidade, agilidade e adaptabilidade passam a fazer parte das organizações para que estas obtenham vantagem competitiva ao longo de sua existência. No entanto a resistência às mudanças e transformações é um fenômeno que incide sobre gestores e subordinados que desenvolvem sua tarefa há bastante tempo e recusam-se a adotar mudanças, mesmo que elas sejam benéficas, como explica Sanon (2008).

De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2010), existem fontes individuais e organizacionais que integram a resistência à mudança. A respeito das fontes individuais, correlacione a Coluna I com as definições delas, apresentadas na Coluna II.

Coluna I

(1) Fatores econômicos 
(2) Segurança
(3) Processamento seletivo de informações
(4) Medo do desconhecido
(5) Hábitos

Coluna II

(A) Para enfrentar obstáculos e conflitos, rotinas são desenvolvidas e dificilmente são mudadas para não se alcançar rendimentos diferentes dos costumeiros.
(B) O indivíduo tem convicção de que a mudança pode não proporcionar o mesmo desempenho conquistado antes, principalmente em suas finanças.
(C) Mudança traz à tona sensações de incerteza e dúvidas que não são presentes em algo já experimentado.
(D) Conhecimentos e ações que representem modificações são ignorados, levando os indivíduos a escutarem apenas o que lhes convém.
(E) Mudanças trazem, por vezes, um sentimento de receio e incerteza, levando principalmente aqueles inseguros a rejeitar a transformação.

A correlação correta é:
Alternativas