Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4328779 Pedagogia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira e assinale a alternativa com a sequência correta. 
(  ) Tendo como fundamentação teórica a abordagem sóciointeracionista, a partir dos estudos de Vygotsky (1987), o ensino-aprendizagem de língua estrangeira nas escolas deve corroborar o princípio de que o desenvolvimento humano ocorre por meio de uma interação entre o indivíduo e o meio, mundo físico e social, e suas dimensões cultural e interpessoal.
(  ) É preciso envolver o aprendiz em um contexto rico de vivência na língua estrangeira, no qual o professor procura criar o máximo possível de oportunidades para que a língua esteja presente nesse cotidiano escolar.
(  ) A aprendizagem será evidenciada capacidade dos aprendizes de reprodução imediata dos conteúdos trabalhados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: O enunciado adota a concepção sociointeracionista; como a reprodução imediata não basta para evidenciar aprendizagem, a sequência é V–V–F, alternativa C.

Tema central: Sociointeracionismo na língua estrangeira
Análise das alternativas
A
Errada
Erra ao considerar verdadeira a terceira assertiva. A reprodução imediata dos conteúdos não é, por si só, evidência suficiente de aprendizagem na concepção sociointeracionista.
B
Errada
Erra ao considerar falsas a primeira e a segunda assertivas. A interação entre indivíduo e meio é compatível com essa concepção, assim como a criação de oportunidades contextualizadas de participação na língua estrangeira.
C
Certa
A alternativa C aplica corretamente o critério sociointeracionista às três assertivas. A primeira reconhece a relação entre indivíduo e meio físico, social e cultural no desenvolvimento humano. A segunda propõe oportunidades de vivência e participação contextualizada na língua, coerentes com a construção compartilhada do conhecimento. A terceira, lida como indicação de que a capacidade de reprodução imediata seria suficiente para evidenciar aprendizagem, deve ser rejeitada: reproduzir conteúdos não demonstra, por si só, construção de significados.
D
Errada
Erra ao considerar falsa a segunda assertiva. Criar oportunidades para a presença da língua no cotidiano escolar, em um contexto de vivência e interação, é coerente com a abordagem sociointeracionista.
Pegadinha da questão
Confundir a capacidade de reproduzir imediatamente um conteúdo com comprovação suficiente de aprendizagem. Rejeitar essa equivalência não significa afirmar que repetição, imitação ou memorização sejam sempre inúteis.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões sobre sociointeracionismo, verifique se a proposta envolve interação social, mediação e construção compartilhada de significados.
  • Avalie as oportunidades de contato com a língua pelo contexto de participação e uso, sem presumir que a simples exposição garanta aprendizagem.
  • Diferencie reprodução imediata de evidência suficiente de aprendizagem: a primeira, isoladamente, não comprova construção de significados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo