Na construção do poema, predomina o tipo
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Tipologia textual e identificação do tipo narrativo em texto literário.
Nesta questão, o elemento central é reconhecer qual o tipo textual predominante no poema apresentado – discutindo as diferenças entre narração, dissertação e descrição.
Justificativa da alternativa correta (E):
A alternativa E traz: "narrativo, sinalizado por advérbios como agora e quando". De acordo com a norma-padrão e as gramáticas de referência (Cunha & Cintra; Bechara), texto narrativo conta uma sequência de eventos em determinado tempo e espaço, com personagens e enredo.
No poema, vemos:
- Sequência de ações: "choveu grosso", "fui buscar os chuchus", "estou voltando agora", "meus filhos me repudiaram...", conferindo dinamismo narrativo;
- Uso de advérbios de tempo ("agora", "quando"), essenciais para organizar a cronologia.
Logo, a predominância é narrativa, pois o texto descreve acontecimentos ao longo do tempo.
Análise das alternativas incorretas:
A) Dissertativo por pronomes possessivos: Pronomes como "minha" e "meu" apenas indicam posse; não caracterizam dissertação, que tem foco argumentativo (conforme Bechara). Não há argumentação, e sim relato.
B) Descritivo por advérbios: "Exatamente" e "só" são advérbios presentes em qualquer texto, mas o predomínio aqui é da narração de fatos, e não da descrição estática.
C) Descritivo por verbos: Verbos como "choveu" e "repudiaram" evidenciam ação e movimentam a história – outra marca da narração, não da descrição.
D) Dissertativo por advérbios temporais: Advérbios como "quando" e "depois" apontam sequência temporal de eventos, essencial ao texto narrativo e não à dissertação.
Estratégia para provas:
Atenção especial às ações, à presença de personagens e advérbios de tempo.
Ao ler um texto, observe quem faz o quê quando: estes são os pilares da narração.
Síntese: O poema de Adélia Prado apresenta predominância de narração, reforçada pelos advérbios temporais e pela sequência de acontecimentos.
Referências:
Evanildo Bechara – Moderna Gramática Portuguesa
Celso Cunha & Lindley Cintra – Nova Gramática do Português Contemporâneo
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NARRATIVO ----- VERBOS NO PASSADO
DISSERTATIVO ---- VERBOS NO PRESENTE
Estava na dúvida se realmente era narrativo ou descritivo
NARRATIVO (passagem no texto) = A parte narrativa é predominante, apesar de o texto possuir traços descritivos, observe:
"A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha, com sombrinha infantil e coxas à mostra."
GAB: E
É um texto narrativo- descritivo com predominância em narração.
Infelizmente achei que a letra e era pegadinha e errei. :(
Tipologia textual:
- DESCRITIVO: Retrato verbal
- NARRATIVO: Contar uma história, inclusive poesias
- DISSERTATIVO:
1 - Expositivo: Informar
2 - Argumentativo: Convencer
A questão versa sobre tipologia textual:
- DESCRITIVO: envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
- NARRATIVO: esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
- DISSERTATIVO: é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa. Pode ser Expositivo ou Argumentativo.
1 - Expositivo: Informar
2 - Argumentativo: Convencer
Embora há partes no texto que descreve algo, há predominânia narrativa.
RESPOSTA: E
bizus:
NARRAÇÃO -> era uma vez / eu andava pela cidade quando eu vi um concurseiro estudando
DISSERTATIVO--> percebe-se que o concurseiro eh um bixo doido
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo