Com referência às bases geológicas do território brasilei...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
A questão exige que o candidato tenha conhecimento acerca das estruturas geológicas presentes no território brasileiro. Vamos comentar cada alternativa e explicar por que a alternativa D é a incorreta:
- A - Verdadeira. O Brasil é de fato composto por escudos cristalinos e bacias sedimentares, que são formações muito antigas e mais recentes, respectivamente.
- B - Verdadeira. Os terrenos proterozoicos são relevantes economicamente devido à presença de minerais metálicos como ferro, manganês e bauxita, que são expressivos na pauta de exportações do Brasil.
- C - Verdadeira. A Planície do Pantanal é uma região de bacia sedimentar recente, formada por sedimentos do Quaternário.
- D - Incorreta. A afirmação de que os dobramentos modernos se estendem ao longo do litoral brasileiro é equivocada. Na realidade, o que caracteriza a Serra do Mar é um relevo de escarpas resultante do processo de rifting, que ocorreu durante a separação entre América do Sul e África, e não de dobramentos modernos, que são típicos de regiões de formação geológica muito mais recente, como a Cordilheira dos Andes.
- E - Verdadeira. Os escudos cristalinos arqueozoicos são muito antigos e, com efeito, sofreram intensa erosão ao longo do tempo geológico.
Para acertar esta questão, é essencial entender que as formações geológicas do território brasileiro não incluem dobramentos modernos, que são característicos de zonas de colisão tectônica ativas e recentes. Por isso, a alternativa D é a incorreta e, consequentemente, a resposta para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta Correta D
Os dobramentos modernos são estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.
Em regiões como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, são freqüentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Apresentam também as maiores elevações da superfície terrestre. Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.
Fonte: Wikipedia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo