A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa propõe um model...
deficiência, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Tema Central: A questão aborda a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e sua relação com os conceitos de envelhecimento saudável e ativo. É importante para quem está se preparando para concursos entender as diretrizes que orientam a atenção à saúde dos idosos no Brasil, bem como os conceitos utilizados internacionalmente, como os da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Resumo Teórico:
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa no Brasil tem como um de seus pilares o conceito de envelhecimento ativo, que é amplamente adotado e promovido pela OMS. Este conceito envolve não apenas a saúde física, mas também a participação contínua na vida social, econômica, cultural, espiritual e cívica. Ele propõe que as pessoas idosas permaneçam ativas na sociedade tanto quanto desejarem.
Em contraste, o conceito de envelhecimento saudável, embora relacionado, é mais focado na manutenção da saúde física e mental com o avanço da idade, mas não necessariamente inclui a participação ativa na sociedade.
Justificativa da Alternativa Correta:
A questão afirma que a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa substitui o conceito de "envelhecimento ativo" por "envelhecimento saudável". Isso é errado porque, de fato, a política incorpora o conceito de envelhecimento ativo como recomendado pela OMS. Portanto, a alternativa correta é a letra E, que indica que a afirmação está errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/2528%20aprova%20a%20politica%20nacional%20de%20saude%20da%20pessoa%20idosa.pdf
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa propõe como uma de suas diretrizes a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável. Assim, com a perspectiva de ampliar o conceito de “envelhecimento saudável”, a Organização Mundial da Saúde propõe o “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde” (2005), ressaltando que o governo, as organizações internacionais e a sociedade civil devam implementar políticas e programas que melhorem a saúde, a participação e a segurança da pessoa idosa.
Não entendi o erro.
O erro da questão está no lugar da concepção de envelhecimento ativo. Uma concepção não exclue outra, ambos "andam juntas", são complementares.
A promoção do envelhecimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia, é reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Ela permeia todas as ações desde o pré- natal até a fase da velhice.
Com a perspectiva de ampliar o conceito de “envelhecimento saudável”, a Organização Mundial da Saúde propõe “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde” (2005), ressaltando que o governo, as organizações internacionais e a sociedade civil devam implementar políticas e programas que melhorem a saúde, a participação e a segurança da pessoa idosa. Considerando o cidadão idoso não mais como passivo, mas como agente das ações a eles direcionadas, numa abordagem baseada em direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida
Fonte: http://www.saudeidoso.icict.fiocruz.br/pdf/PoliticaNacionaldeSaudedaPessoaIdosa.pdf
E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo