A utilização do óxido nitroso (N2O) em recém-nascidos porta...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o uso do óxido nitroso (N2O) em recém-nascidos com hérnia diafragmática congênita (HDC) e hipertensão pulmonar persistente neonatal (HPPN), avaliando conhecimentos sobre indicações terapêuticas nesta condição pediátrica crítica.
Justificativa da alternativa correta (E - não é indicado):
O N2O (óxido nitroso) é um agente anestésico inalatório, não empregado como tratamento para hipertensão pulmonar. Além disso, seu uso pode agravar quadros respiratórios, deslocando oxigênio dos alvéolos e piorando a oxigenação. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hérnia Diafragmática Congênita do Ministério da Saúde (Cap. 4):
“O óxido nítrico inalatório (iNO) é um vasodilatador pulmonar seletivo que pode ser utilizado no tratamento da HPPN. No entanto, em casos de HDC, a resposta ao iNO é frequentemente limitada devido à hipoplasia pulmonar e às alterações estruturais dos vasos pulmonares.”
Portanto, N2O não só não é indicado, como pode ser ainda mais prejudicial nesses pacientes.
Análise das alternativas incorretas:
A) Age como relaxante da vasculatura pulmonar: Incorreto. O óxido nitroso não atua como vasodilatador pulmonar. Quem exerce esse papel é o óxido nítrico inalatório (iNO).
B) Broncodilatador: Falso. O N2O não tem efeito broncodilatador nem age sobre a hipoplasia pulmonar.
C) Vasoconstrictor sistêmico: Errado. O N2O não é vasoconstrictor sistêmico, tampouco tem ação direta no shunt arterio-venoso.
D) Bloqueador beta ou inotrópico cardíaco: Incorreto. O N2O não tem ação beta-bloqueadora nem propriedades inotrópicas cardíacas.
Dicas de prova e pegadinhas:
Cuidado para não confundir óxido nitroso (N2O) com óxido nítrico (NO): são substâncias diferentes! O N2O, agente anestésico, nunca deve ser usado como tratamento da HPPN em HDC. Já o NO, embora seja indicado no tratamento da HPPN, possui resposta limitada em pacientes com HDC grave devido à hipoplasia pulmonar.
Resumo: O manejo ideal da HPPN na HDC envolve suporte ventilatório otimizado, uso criterioso do iNO (quando resposta plausível) e terapias adjuvantes. O N2O nunca deve ser usado como tratamento da hipertensão pulmonar em HDC.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo