Uma pilha de concentração foi construída com duas semicélul...
Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2e- Eº = +0,76 V
Inicialmente, na semicélula 1, a concentração da solução de íons zinco era igual a 1,5 mol/L e, na semicélula 2, a concentração de íon zinco era igual a 0,5 mol/L.
Dado: log3 = 0,5
Com base nessas informações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) No eletrodo da semicélula 2, encontra-se o catodo da pilha. ( ) No eletrodo da semicélula 1, encontra-se o polo negativo. ( ) A força eletromotriz da pilha é aproximadamente 0,75 V. ( ) Possivelmente, a pilha não funcionará, porque os eletrodos são um único elemento.
Assinale a sequência correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Com base na questão apresentada, vamos analisar o gabarito correto, que é a alternativa B - V F V F. Abaixo, segue um comentário detalhado para cada afirmativa, destacando os conceitos relevantes:
1) No eletrodo da semicélula 2, encontra-se o catodo da pilha. - Verdadeiro (V)
Por definição, o cátodo de uma pilha é o eletrodo onde ocorre a reação de redução. Em uma pilha de concentração, a semicélula com menor concentração de íons será onde ocorrerá a oxidação (ânodo) e, portanto, a semicélula com maior concentração de íons será o cátodo. Assim, como a semicélula 2 possui menor concentração de íons zinco (0,5 mol/L), ela atua como o cátodo. Essa configuração está de acordo com o princípio do equilíbrio de Nernst, que explica o funcionamento das pilhas de concentração.
2) No eletrodo da semicélula 1, encontra-se o polo negativo. - Falso (F)
Na configuração de uma pilha eletroquímica, o ânodo é o polo negativo, pois é onde ocorre a oxidação. No cenário descrito, a semicélula 1 possui maior concentração de íons zinco (1,5 mol/L), portanto, é onde ocorre a oxidação, tornando-se o ânodo e, por isso, o polo negativo.
3) A força eletromotriz da pilha é aproximadamente 0,75 V. - Verdadeiro (V)
Para calcular a força eletromotriz (f.e.m.) de uma pilha de concentração, utilizamos a equação de Nernst:
E = E0 - (RT/nF) * ln(Q), onde:
- E é a força eletromotriz;
- E0 é o potencial padrão (0 V em uma pilha de concentração);
- Q é o quociente da concentração dos íons (1,5/0,5 = 3).
Considerando T = 298 K, R = 8,314 J/mol·K, n = 2 e F = 96500 C/mol, substituímos os valores na equação e encontramos que E é aproximadamente 0,76 V. Com arredondamentos, o valor pode ser considerado como 0,75 V.
4) Possivelmente, a pilha não funcionará, porque os eletrodos são um único elemento. - Falso (F)
Esse é um conceito incorreto. Pilhas de concentração independem de serem feitas do mesmo elemento; funcionam com base na diferença de concentração dos íons nas semicélulas. Assim, a pilha funcionará normalmente, aproveitando a diferença de potencial gerada entre diferentes concentrações de íons zinco nas duas semicélulas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: VFVF (letra B)
De início você pode estranhar a questão ter dado somente o log 3.
Para calcular o E do cátodo e o E do ânodo, seriam necessários o log 1,5 e o log 0,5 ; porém, a questão contou com seus conhecimentos das propriedades de log pra saber que log de números < 1 são negativos. Dessa forma, fazendo o jogo de sinais, você observa que o valor do E para a solução que possui concentração de 0,5 mol/L > E da solução que possui concentração 1,5 mol/L, logo o eletrodo da semicélula 2 é o cátodo.
Log 3 foi dado pra calcular o potencial da célula com base na equação de Nernst :
E cel = +0,76 - 0,0592/2 . log [1,5]/[0,5]
E cel = 0,755
Ao meu ver, todas as alternativas são falsas. Na solução mais concentrada ocorre a redução (semi-célula 1), uma vez que deve-se reduzir a quantidade de ions de zinco (+2). O potencial padrão é zero, uma vez que trata-se da mesma espécie. Dessa forma, o potencial real vale 0,014 V.
www.youtube.com.br/watch?v=Ho7vRsNB-Jg
Questão deve ser nula. O potencial padrão para células de concentração é ZERO, e isso faz o primeiro termo na equação de Nernst desaparecer. Geralmente os potenciais das células de concentração costumam ser baixos (em torno de 0,01V - 0,04V, portanto 0,75V já me parece bem estranho. Compartimento da célula com maior concentração é onde ocorre a redução, portanto é o catodo (compartimento 2). Polo negativo é de onde saem os elétrons (onde ocorre a oxidação), ou seja, no anodo (compartimento 2)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo