De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, é assegurado à pe...
( ) Familiares, quando a pessoa idosa não tiver curador ou este não puder ser contatado em tempo hábil. ( ) Profissional de saúde que a atende, exclusivamente. ( ) Curador, quando a pessoa idosa for interditada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O art. 17, parágrafo único, do Estatuto da Pessoa Idosa define quem pode optar no lugar da pessoa idosa: curador, familiares ou médico, em hipóteses legais específicas.
- Quando a questão trouxer substituição da vontade da pessoa idosa em tratamento de saúde, confira se a ordem legal foi respeitada: curador, familiares e, por último, médico em hipótese excepcional.
- Se a alternativa usar termos mais amplos que a lei, como “profissional de saúde” no lugar de “médico”, desconfie da incorreção.
- Palavras absolutas como “exclusivamente” ou fórmulas gerais sobre decisão médica devem ser testadas contra as condições legais restritivas da norma.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Parágrafo único. Não estando a pessoa idosa em condições de proceder à opção, esta será feita:
I – pelo curador, quando a pessoa idosa for interditada;
II – pelos familiares, quando a pessoa idosa não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;
III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;
IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo