A liberação modificada de um ativo a partir da sua forma fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316095 Farmácia
A liberação modificada de um ativo a partir da sua forma farmacêutica para administração oral, reduz a frequência de administração das doses, prolonga a ação de fármacos e mantém o nível terapêutico com o mínimo de flutuação.
A figura a seguir representa diferentes perfis de concentração plasmática versus tempo para fármacos formulados em diferentes sistemas, na forma de comprimidos ou cápsulas. 

Imagem associada para resolução da questão


Relacione os números dos perfis à sua respectiva descrição.
( ) Pode ser obtido com o revestimento do comprimido/cápsula com substância cuja dissolução é pH dependente.
( ) Pode ser obtido com comprimido, cujo núcleo contém o fármaco e é circundado por uma membrana semipermeável, perfurada por um pequeno orifício. Após a ingestão, água penetra no orifício e libera o fármaco por pressão osmótica.
( ) Pode ser obtido com auxílio de hidrocoloides, que incham após a ingestão liberando o fármaco por meio de sucessivas camadas formadas por absorção de água. São disponibilizadas duas doses do fármaco, a primeira de liberação imediata e, a segunda, dose de manutenção.
( ) Pode representar os comprimidos mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais.
( ) Pode ser formulado para ter duas ou mais doses do fármaco, com maior duração da ação e substituindo os comprimidos convencionais.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

Alternativas