As Leishmanioses são zoonoses graves causadas por protozoár...
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre as ações do ACE no controle das Leishmanioses:
I. O vetor da Leishmaniose Visceral (LV) é o Lutzomyia longipalpis (mosquito-palha), e uma das medidas de controle ambiental orientadas pelo ACE é a limpeza de quintais, recolhendo folhas e matéria orgânica, locais onde o vetor se desenvolve.
II. A transmissão da Leishmaniose Visceral ocorre diretamente de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, sendo o ACE responsável por orientar o uso de máscaras nos domicílios com casos humanos.
III. O ACE atua na vigilância da Leishmaniose Tegumentar (LT) ao identificar em áreas rurais ou de mata pessoas com úlceras de pele que não cicatrizam e encaminhá-las à UBS, além de orientar sobre proteção individual (uso de repelentes e roupas longas).
Está correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A decisão estava em verificar se a assertiva II correspondia à transmissão da LV: como ela troca a transmissão vetorial por gotículas de saliva e máscara, ela é falsa; excluída a II, sobram corretas I e III.
- Em questões sobre leishmanioses, confira primeiro o modo de transmissão: se a assertiva trocar vetor por transmissão direta, ela deve ser descartada.
- Manejo ambiental e redução de matéria orgânica são compatíveis com o controle do flebotomíneo.
- Na atuação do ACE, identificar suspeitos e encaminhar à UBS é compatível, sem confundir isso com diagnóstico confirmatório.
- Para LT, orientação de repelentes e roupas longas é compatível com vigilância e prevenção.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito do Qconcursos está errada. O correto é a letra A I e III apenas.
monte de questões com gabarito errado
Pagamos o qconcursos pra que? Várias questões com gabarito errado. O equipe do qconcursos não trabalha não?
O gabarito correto é letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo