A respeito do último parágrafo do texto, analise as afirmaçõ...
Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.
Nova lei permite transporte de animais em ônibus em
Florianópolis
Gatos e cachorros de até dez quilos poderão ser
transportados.
O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, (*) o Projeto de Lei Complementar que permite o transporte de animais domésticos de pequeno porte nas linhas de ônibus municipais. A medida já está valendo desde a (**).
De acordo com a lei, é permitido o transporte de cães e gatos com até dez quilos. Cada usuário pode levar até dois bichinhos por viagem. A fiscalização fica a cargo dos cobradores de cada ônibus.
A medida é válida em todas as linhas que circulam no território de Florianópolis, tanto as convencionais, quanto executivas, desde que os animais cumpram as exigências da lei.
Segundo o vereador Tiago Silva, autor do projeto, a medida assegura um direito que é dos animais e dos próprios donos.
"Eu fui procurado no meu gabinete para debater essa questão em uma audiência pública. Muitos donos de animais não têm carro e assim não conseguem levar seus bichinhos ao veterinário, por exemplo. Acho que a medida contribui muito para a causa de direitos dos animais", afirma.
Ainda segundo o vereador, a lei é pioneira em Santa Catarina e as ideias da proposta foram baseadas nas Câmaras das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o transporte já é permitido.
Condições
Para o deslocamento, os animais deverão ser colocados em caixas de transporte apropriadas durante a sua permanência no veículo, devendo ser colocados em local definido pela empresa e que ofereça condições de proteção e conforto.
Além disso, para ter o direito, o proprietário deve apresentar atestado de veterinário indicando as boas condições de saúde do animal, emitido no período de 15 dias antes da data da viagem.
A carteira de vacinação atualizada também será exigida e nela deverá constar, no mínimo, as vacinas antirrábica e polivalente.
(g1.globo.com)
A respeito do último parágrafo do texto, analise as afirmações.
I. Há um desvio em relação à concordância verbal.
II. Há um desvio em relação à concordância nominal.
III. A forma verbal “deverá” teria de ser substituída por “deverão” para seguir a Norma Padrão.
IV. As palavras “antirrábica” e “polivalente” deveriam aparecer, obrigatoriamente, no plural, para manter a adequação às regras de concordância nominal.
V. A expressão “no mínimo” indica que não pode haver, na carteira de vacinação, registro de qualquer outra dose que não seja das vacinas mencionadas.
Está correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda a concordância verbal e nominal, além da interpretação correta de expressões no contexto da norma culta da língua portuguesa. Esses são conceitos essenciais em provas de interpretação de texto para concursos.
Resumo Teórico: A concordância verbal refere-se à necessidade de o verbo concordar em número e pessoa com o sujeito da oração. Já a concordância nominal exige que os adjetivos, artigos e numerais concordem em gênero e número com o substantivo a que se referem. A expressão "no mínimo" é usada para indicar a existência de um patamar, mas permite a inclusão de outros elementos além dos mencionados.
Alternativa Correta: B - I e III, somente.
Justificativa da Alternativa Correta:
- I. Concordância Verbal: Afirma que há um desvio, que realmente ocorre, pois "deverá" deve concordar com "vacinas", no plural, portanto, deveria ser "deverão".
- III. Forma Verbal: Confirma o desvio de concordância verbal mencionado acima. Assim, a forma correta seria "deverão".
Análise das Alternativas Incorretas:
- II. Concordância Nominal: Não há desvio em relação à concordância nominal no último parágrafo.
- IV. Pluralidade de "antirrábica" e "polivalente": As palavras "antirrábica" e "polivalente" referem-se a tipos de vacinas e, no contexto dado, não precisam estar no plural.
- V. Interpretação da Expressão "no mínimo": A expressão indica que outras vacinas podem ser registradas além das mencionadas, portanto, a interpretação de que não pode haver outras vacinas está incorreta.
Ao resolver questões de interpretação de texto, é crucial analisar cuidadosamente o enunciado e as alternativas, buscando identificar possíveis pegadinhas ou interpretações literais que o texto pode sugerir, mas que não correspondem à realidade gramatical ou semântica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Há um desvio em relação à concordância verbal.
Correto. O sujeito composto "as vacinas antirrábica e polivalente" exige que o verbo "deverá" esteja no plural ("deverão").
III. A forma verbal “deverá” teria de ser substituída por “deverão” para seguir a Norma Padrão.
Correto. O sujeito composto "as vacinas antirrábica e polivalente" exige o verbo no plural, portanto "deverão constar" seria a forma correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo