Essa técnica utiliza o princípio da falta de nitidez dinâmic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1310792 Radiologia
Essa técnica utiliza o princípio da falta de nitidez dinâmica, causada pela movimentação da estrutura anatômica durante a exposição radiográfica. A afirmação anterior se refere a qual técnica de exame radiográfico?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão, é importante saber que ela aborda técnicas de exame radiográfico utilizando a falta de nitidez dinâmica, que ocorre devido à movimentação durante a exposição. Vamos analisar cada alternativa para identificar a técnica correta.

Alternativa Correta: A - Autotomografia

A autotomografia é uma técnica em que o paciente se move intencionalmente durante a exposição radiográfica para desfocar estruturas que não são o foco do exame, enquanto a estrutura de interesse permanece nítida. É essa técnica que se baseia na falta de nitidez dinâmica mencionada no enunciado.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B - Ampligrafia

A ampligrafia é uma técnica utilizada para aumentar o tamanho da imagem radiográfica, mas não envolve a falta de nitidez dinâmica por movimento. Portanto, não se relaciona com o que foi descrito no enunciado.

Alternativa C - Estratigrafia

A estratigrafia, ou tomografia convencional, é uma técnica em que apenas uma camada do corpo é focada, enquanto as outras são desfocadas. Embora envolva nitidez seletiva, não se baseia na dinâmica do movimento durante a exposição.

Alternativa D - Alta quilovoltagem

A técnica de alta quilovoltagem é relacionada ao ajuste dos parâmetros de exposição para penetrar tecidos densos, mas não envolve movimento do paciente ou falta de nitidez dinâmica.

Portanto, a única técnica que realmente utiliza o princípio descrito na questão é a autotomografia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

A - Radiografia que utiliza o movimento de estruturas que estejam superpondo-se com região a ser examinada, ficando assim apagada, através do flou cinético. [Correto]

B - Ampligrafia é um radiografia ampliada, apenas. [Errado]

C - Estratigrafia é o ramo da geologia que estuda a sucessão das camadas ou estratos que aparecem num corte geológico. [Errado]

D - Alto quilovoltagem, bom, isso aqui não é nem uma técnica. [Errado]

“Acho que faz sentido, mas alguma coisa cá no fundo me diz que não faz sentido nenhum.”

A técnica mencionada — que se baseia na falta de nitidez dinâmica provocada pela movimentação da estrutura anatômica durante a exposição radiográfica — refere-se à:

Alternativa correta: A) Autotomografia

Agora vamos entender cada alternativa:

A- Autotomografia

  • Definição: Técnica radiográfica em que o paciente ou o equipamento se movimenta durante a exposição.
  • Objetivo: Eliminar a nitidez das estruturas fora do plano focal, permitindo a visualização mais clara de uma camada específica.
  • Princípio: A movimentação desfoca as estruturas não desejadas, criando uma imagem mais seletiva.
  • Aplicação: Usada para estudar estruturas sobrepostas, como em exames do crânio ou coluna.

B- Ampligrafia

  • Definição: Técnica que utiliza ampliação da imagem radiográfica.
  • Objetivo: Melhorar a visualização de detalhes anatômicos pequenos.
  • Não envolve: Movimento da estrutura anatômica nem falta de nitidez dinâmica.
  • Aplicação: Pode ser usada em mamografias ou exames odontológicos.

C. Estratigrafia

  • Definição: Técnica que permite a obtenção de imagens de diferentes planos ou “fatias” do corpo.
  • Semelhante à tomografia convencional, mas com menor precisão.
  • Movimento envolvido: Sim, mas é o equipamento que se move, não a estrutura anatômica.
  • Diferença: Foco em planos específicos, mas não se baseia na falta de nitidez dinâmica da estrutura anatômica.

D- Alta quilovoltagem

  • Definição: Técnica que utiliza altos valores de quilovoltagem (kV) na exposição radiográfica.
  • Objetivo: Penetração de estruturas densas e redução do contraste.
  • Não envolve: Movimento nem desfocagem dinâmica.
  • Aplicação: Exames de tórax, abdômen ou estruturas ósseas densas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo