De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria (NBCs), qu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), especificamente a NBC TA 230 – Documentação de Auditoria, o auditor deve concluir a montagem do arquivo final de auditoria em um prazo administrativo razoável, que geralmente não é superior a 60 dias a contar da data do relatório do auditor.
Análise das Alternativas
- A) Geralmente não superior a 60 dias a contar da data do relatório do auditor. Esta alternativa está correta. A NBC TA 230 estabelece esse prazo para a conclusão do processo de documentação administrativa do arquivo de auditoria, garantindo que o processo seja finalizado de forma tempestiva.
- B) Incorreta. O prazo estabelecido pela norma é de até 60 dias, não 30.
- C) Incorreta. O período de retenção de 5 anos é o tempo mínimo que o auditor deve guardar a documentação, e não o prazo para a montagem do arquivo final. São conceitos distintos.
- D) Incorreta. O relatório é emitido com base nas evidências obtidas até o final da auditoria. A montagem do arquivo final, que é um processo administrativo de organização e compilação, ocorre após a data do relatório.
- E) Incorreta. Embora a aprovação das demonstrações contábeis seja um evento importante na auditoria, a montagem do arquivo final é um processo do auditor, cujo prazo é contado a partir da data do seu próprio relatório, e não da aprovação das demonstrações pela entidade auditada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo