A alternativa em que o termo destacado está INCORRETO quanto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124642 Português
A MAGIA DAS CÉLULAS

     Quando eu tinha sete anos de idade, subi em uma caixa na sala de aula para espiar pela lente de um microscópio.

      Para minha decepção, a única imagem que vi foi a da luz refletida. Aos poucos consegui conter minha ansiedade e ouvir as explicações da senhora Novak sobre como regular o foco. Então, algo tão dramático aconteceu que modificou completamente minha vida: vi um protozoário. Fiquei hipnotizado. O barulho das outras crianças ficou distante e me senti sozinho na sala. Todo o meu ser pareceu mergulhar no mundo alienígena das células, algo que até hoje é mais interessante para mim do que qualquer filme feito por computador.

    Na inocência de minha mente infantil, eu via aquele organismo não como uma célula, mas como uma pessoa em tamanho diminuto, um ser pensante e consciente. Para mim, ele não estava nadando a esmo, mas sim cumprindo uma missão, embora eu não soubesse como descrever isso tudo naquela época. Fiquei observando seus movimentos ao redor de um grupo de algas. Nesse instante, o grande pseudópodo de uma ameba desengonçada também começou a se mover. (...)

    Naquela tarde corri para casa e contei, esbaforido, minha descoberta à minha mãe. Usando todos os poderes de persuasão que a idade me permitia, implorei e bajulei até conseguir que ela comprasse um microscópio para mim. Passava horas maravilhado com aquele mundo alienígena do outro lado da lente.

    Mais tarde, na faculdade, passei a usar um microscópio eletrônico, mil vezes mais potente. A diferença é mais ou menos como a dos telescópios que os turistas usam para ver cenas da cidade do alto dos edifícios comerciais em relação aos do tipo Hubble, que transmitem imagens do espaço sideral.

    Entrar na ala de microscópios de um laboratório é como uma cerimônia iniciática para estudantes que aspiram a se tornar biólogos. O portal desse mundo maravilhoso é uma porta giratória preta como aquelas que isolam as salas escuras de revelação de filmes fotográficos.

    Até hoje me lembro da primeira vez que passei por ela. Era uma divisória entre dois mundos: minha vida de estudante e meu futuro como cientista pesquisador. Quando a porta terminou de girar, eu me vi em uma sala grande e escura, iluminada apenas por pequenas lâmpadas vermelhas de segurança. Enquanto meus olhos se adaptavam à escuridão, fiquei assombrado com o que vi. As luzes vermelhas refletiam a superfície espelhada de uma imensa coluna de aço inoxidável com lentes eletromagnéticas que subiam até o teto no centro da sala e na base da coluna havia um grande painel de controle que lembrava os de um Boeing 727, cheio de chaves, botões, medidores e luzes indicadoras.(...) Tive a nítida impressão de estar entrando na sala de comando da nave U.S.S. Enterprise. Mas aparentemente aquele era o dia de folga do capitão Kirk, pois quem estava à frente dos comandos era um dos meus professores, ocupado com o complexo processo de colocar uma amostra de tecido orgânico em uma câmara de vácuo no centro da coluna de metal.

   Enquanto os minutos passavam, comecei a ter a mesma sensação que tive aos sete anos de idade, quando vi uma célula pela primeira vez. (...)

LIPTON, Bruce H. A biologia da crença. Texto adaptado.

A alternativa em que o termo destacado está INCORRETO quanto à função sintática é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Sintaxe – função dos termos destacados nas orações, com foco em predicado verbo-nominal, predicativo do sujeito, objeto indireto, aposto e adjunto adnominal, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Comentário geral: O objetivo é identificar a função sintática correta do termo destacado em cada alternativa. As normas que regem predicados e predicativos são essenciais para quem concorre ao cargo de Biólogo, já que a clareza ao interpretar textos científicos depende do domínio dessas funções.

Análise da alternativa correta (INCORRETA NA FUNÇÃO):

B) “O professor continuou calado diante do espanto do aluno.” / predicado verbo-nominal.

O termo destacado (calado) indica o estado do sujeito ("o professor") após o verbo continuar, que, nesse contexto, funciona como verbo de ligação. Assim, “calado” é predicativo do sujeito e o predicado é nominal (não verbo-nominal). De acordo com Cunha & Cintra, predicado nominal se forma quando um verbo de ligação relaciona o sujeito a uma característica, e não é classificado como verbo-nominal, pois não há ação atribuída ao sujeito simultânea ao estado.

Portanto, a classificação atribuída na alternativa está incorreta.

Análise das alternativas corretas quanto à função sintática:

A) “O mundo das células é mais interessante que qualquer outro. / adjunto adnominal.”
Erro: “Interessante” é predicativo do sujeito ("o mundo das células"), pois caracteriza o sujeito via verbo de ligação “é”.
☑️ Apesar de também conter erro conceitual, a alternativa B é mais marcante por interpretar mal o tipo de predicado. A alternativa A seria incorreta se tivéssemos duas incorretas – mas a banca pode ter considerado só a B.

C) “Meus pais, minha referência maior, sempre me apoiaram.” / aposto.
A expressão entre vírgulas explica o termo anterior, funcionando como aposto. Classificação correta.

D) “O menino se surpreendeu com o espetáculo do telescópio.” / objeto indireto.
A locução completa o verbo “se surpreendeu”, que exige preposição, sendo de fato objeto indireto.

E) “Os homens caminhavam decididos na direção do laboratório.” / predicativo do sujeito.
“Decididos” caracteriza o sujeito (os homens) e é predicativo do sujeito, pois expressa o estado durante a ação.

Como não errar em provas: Preste atenção ao tipo de verbo (de ação ou de ligação) e à relação entre os termos. Termos ligados a verbos de ligação quase sempre serão predicativos, formando predicados nominais. Já nos predicados verbo-nominais, o verbo indica ação, e o termo destacado caracteriza o sujeito ou objeto durante a ação.

Referências: Bechara – Moderna Gramática Portuguesa, Cunha & Cintra – Nova Gramática, Rocha Lima – Gramática Normativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

? O professor continuou calado diante do espanto do aluno. / predicado verbo-nominal.

? Temos um verbo que expressa um estado e não uma ação, o predicado é nominal apenas (=núcleo é um nome ? calado).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

CUIDADO

A questão possui múltiplo gabarito e enseja anulação. O comentário do colega Arthur Carvalho apenas justifica o oferecido pela banca.

O enunciado solicita a alternativa com classificação incorreta do termo destacado, de modo que as alternativas C,D e E, por não possuírem qualquer vicio, não necessitam análise.

A alternativa B, gabarito oferecido pela banca, está de fato incorreta, temos um predicado nominal, e não verbo nominal.

O problema reside na alternativa A. A banca afirma:

"O mundo das células é mais interessante que qualquer outro. / adjunto adnominal."

O adjunto adnominal é um termo que determina, explica ou especifica um substantivo (normalmente o núcleo do sujeito ou do objeto), de modo que vai sempre se encontrar ligado diretamente ou por meio de preposição ao substantivo com o qual se relaciona. Jamais teremos um adjunto adnominal ligado ao substantivo por meio de verbo, como a banca parece aceitar no caso presente.

O adjetivo "interessante" aqui é núcleo do predicativo do sujeito, jamais adjunto adnominal.

Alternativas A e B incorretas, questão nula!

@ivan lucas

TAMBÉM FIZ ESSA MESMA ANÁLISE QUE VOCÊ.

A também está incorreta. É núcleo do predicativo do sujeito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo