Em “O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B) Adjunto adverbial.
Tema central da questão: Pontuação – uso da vírgula para separar adjunto adverbial deslocado.
A questão exige o reconhecimento da função sintática do termo separado pelas vírgulas no trecho: “O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado.”
Pela norma-padrão, fundamentada na Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara), utiliza-se a vírgula para separar adjuntos adverbiais deslocados, especialmente quando são extensos ou destacados na frase.
No contexto:
O segmento “ao fim de alguns dias” é um adjunto adverbial de tempo deslocado do fim para o interior da oração. Assim, o emprego da vírgula é não só permitido, mas recomendado, aprimorando a clareza e a coesão textual.
Por que as alternativas estão incorretas?
A) Aposto: Aposto explica ou especifica outro termo (ex: Paulo, meu irmão, chegou cedo.). Não é o caso, pois “ao fim de alguns dias” expressa uma circunstância, não uma explicação.
C) Oração coordenada: Orações coordenadas são sintaticamente independentes e geralmente ligadas por conjunção ou pontuação apropriada. O termo destacado não é oração independente; trata-se de uma expressão de tempo.
D) Termos com a mesma função sintática: A vírgula separa enumerações (ex: Comprou pão, leite e frutas.). No trecho, não há enumeração, mas apenas um termo circunstancial destacado.
Estratégia para provas: Sempre investigue se o termo entre vírgulas está explicando, detalhando circunstância (local, tempo, modo), ou compondo enumeração. Se configurar uma circunstância deslocada, a resposta tende a ser “adjunto adverbial”.
Resumo da regra: “O adjunto adverbial, quando deslocado da posição habitual, deve ser separado por vírgulas para marcar pausa e enfatizar a informação.” (Bechara)
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O adjunto adverbial deslocado é um termo que aparece em uma posição diferente da sua original, no final da frase, podendo estar no início ou no meio dela. A mudança de posição é feita para dar destaque ou entonação a esse elemento na frase.
A vírgula é usada para separar o adjunto adverbial deslocado que for longo, ou seja, tiver mais de três palavras.
O adjunto adverbial é um termo que funciona como advérbio na oração, indicando circunstâncias como tempo, finalidade ou modo. Por exemplo, "Estudarei amanhã", "Estudo com concentração" ou "Estuduei para a prova".
A ordem direta da oração é: sujeito + verbo + complementos verbais + adjunto adverbial.
GAB: B
Neste caso, a expressão "ao fim de alguns dias" é um adjunto adverbial que indica o tempo, explicando quando o apartamento ganhava o aspecto lúgubre.
ao fim de alguns dias é adjunto adverbial e está deslocado, por isso está isolado por vírgulas.
O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado.” (2º§), as vírgulas foram usadas para separar
A PREPOSIÇÃO PARA + VERBO NO INFINITIVO DA IDEIA DE FINALIDADE.
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha,
mas o Senhor é que dá a vitória.
Gab B adjunto adverbial deslocado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo