O Programa de Conservação Auditiva (PCA), que consta na Nor...
Em relação ao exame audiométrico, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o **Programa de Conservação Auditiva (PCA)**, que faz parte da **Norma Regulamentadora 7 (NR7)**, conhecida como Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). O objetivo do PCA é proteger a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, exigindo exames audiométricos periódicos.
**Resumo Teórico:**
A NR7 estabelece diretrizes para a preservação da saúde dos trabalhadores, incluindo a prevenção de perdas auditivas induzidas por níveis elevados de ruído ocupacional. Os exames audiométricos são cruciais nesse contexto, pois permitem monitorar a saúde auditiva desde a admissão até a demissão, possibilitando intervenções precoces. Esses exames devem ser realizados conforme as orientações dos conselhos profissionais, como o de Medicina e Fonoaudiologia.
Alternativa Correta: B
A alternativa B está correta porque, de acordo com a **NR7** e as resoluções dos conselhos federais, os exames audiométricos devem ser executados por um **médico ou fonoaudiólogo**. Ambos são profissionais qualificados para garantir a precisão e a integridade do diagnóstico auditivo em ambientes de trabalho.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A periodicidade correta dos exames audiométricos, segundo a NR7, é na admissão, periodicamente (pelo menos anualmente) e na demissão, não necessariamente a cada dois anos.
C - Na demissão, o exame audiométrico deve ser recente, geralmente realizado próximo à data de desligamento do trabalhador, não sendo aceita a realização com até 180 dias de antecedência.
D - A calibração do audiômetro é essencial, mas a NR7 não especifica que deve ser feita trimestralmente. A manutenção e verificação seguem normas técnicas específicas.
E - Para a realização do exame audiométrico, é necessário um período de repouso auditivo, mas a norma exige de 14 a 16 horas, e não 24 horas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Erro da A: Exame anual
Erro da C: 120 dias
Erro da D: revisão não é trimestral
Erro da E: repouso de 14 horas.
O GABARITO DA QUESTÃO ESTÁ JUSTIFICADO NA NR 07 EM SEU ANEXO II: CONTROLE MÉDICO OCUPACIONAL DA EXPOSIÇÃO A NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA ELEVADOS
A) deve ser realizado na admissão, a cada dois anos e na demissão.
ERRADO:
4.1 O exame audiométrico deve ser realizado, no mínimo:
a) na admissão;
b) anualmente, tendo como referência o exame da alínea “a” acima;
c) na demissão.
B) deve ser executado por médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.
CORRETO: 3.3 O exame audiométrico deve ser executado por médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.
C) na demissão pode ser aceito exame audiométrico realizado até 180 dias antes da data de finalização do contrato de trabalho.
ERRADO:
4.1.1 Na demissão pode ser aceito exame audiométrico realizado até 120 (cento e vinte) dias antes da data de finalização do contrato de trabalho
D) o audiômetro deve ser submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, como a aferição acústica trimestral.
ERRADO
3.2 O audiômetro deve ser submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, incluindo:
I - aferição acústica anual;
II - calibração acústica:
a) sempre que a aferição acústica indicar alteração;
b) quando houver recomendação de prazo pelo fabricante;
c) a cada 5 (cinco) anos, se não houver indicação do fabricante.
III - aferição biológica precedendo a realização dos exames audiométricos.
E) para realização do exame audiométrico, o funcionário deve permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 24 horas.
ERRADO
3.4 O empregado deve permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o exame audiométrico.
Deus lhe pague
A) deve ser realizado na admissão, a cada dois anos e na demissão.
B) deve ser executado por médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.
C) na demissão pode ser aceito exame audiométrico realizado até 180 dias antes da data de finalização do contrato de trabalho.
D) o audiômetro deve ser submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, como a aferição acústica trimestral.
E) para realização do exame audiométrico, o funcionário deve permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 24 horas.
NORMA REGULAMENTADORA N°7
ANEXO II
CONTROLE MÉDICO OCUPACIONAL DA EXPOSIÇÃO A NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA ELEVADOS
LETRA A) 4. Periodicidade dos exames audiométricos 4.1 O exame audiométrico deve ser realizado, no mínimo: a) na admissão; b) anualmente, tendo como referência o exame da alínea “a” acima; c) na demissão.
LETRA B) 3.3 O exame audiométrico deve ser executado por médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.
LETRA C) 4.1.1 Na demissão pode ser aceito exame audiométrico realizado até 120 (cento e vinte) dias antes da data de finalização do contrato de trabalho.
LETRA D) 3.2 O audiômetro deve ser submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, incluindo: I - aferição acústica anual;
LETRA E) 3.4 O empregado deve permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o exame audiométrico
Os concurseiros do QC são os melhores, Deus abençoe!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo