Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (33)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, art. 26, item 1: "Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito." A alternativa C é incorreta porque atribui o critério do mérito também à instrução técnico-profissional, contrariando a literalidade do dispositivo.
- Quando a questão cobrar DUDH, confira a literalidade dos artigos, porque a troca de uma expressão por outra pode alterar o sentido jurídico.
- No art. 26, separe os níveis de instrução: elementar obrigatória, técnico-profissional acessível a todos e superior baseada no mérito.
- Se a alternativa reproduzir literalmente os arts. 16 ou 22, a tendência é que esteja correta; o erro costuma aparecer em pequenas alterações de alcance normativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c) Artigo 26
I)A declaração fala "Todo o homem" e não (Humano) tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
ARTIGO XXVI: "Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito."
O erro está em afirmar na questão que tanto a instrução técnico-profissional quanto a superior são baseadas no mérito, tendo em vista que a declaração fala que só a instrução superior será baseada.
Caso alguém não esteja achando a DUDH este é o site > http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf
Explicação perfeita do Fábio!
Gabarito letra C
Fábio Jow e Ronaldo Carvalho, eu não sei qual DUDH vocês estão lendo....porque o artigo 26 fala que:..." Toda pessoa tem direito à instrução ......."
A instrução técnico-profissional será acessível a todos,bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
SOMENTE A EDUCAÇÃO SUPERIOR SERÁ BASEADA NO MÉRITO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo