O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Engenheiro Mecânico |
Q921413 Engenharia Mecânica

De acordo com a norma ABNT/NBR 6158, que trata de Ajustes e Tolerâncias, ajuste é definido como a relação resultante da diferença, antes da montagem, entre as dimensões dos dois elementos a serem montados, enquanto tolerância é a diferença entre a dimensão máxima e a dimensão mínima, ou seja, diferença entre o afastamento superior e o afastamento inferior. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Ajuste incerto é aquele no qual pode ocorrer uma folga ou uma interferência entre o furo e o eixo quando montados, dependendo das dimensões efetivas do furo e do eixo, isto é, os campos de tolerância do furo e do eixo se sobrepõem parcial ou totalmente.

( ) Ajuste com folga é aquele no qual sempre ocorre uma folga entre o furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão mínima do furo é sempre menor que dimensão máxima do eixo.

( ) Ajuste com interferência é aquele no qual ocorre uma interferência entre o furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão máxima do furo é sempre maior que a dimensão mínima do eixo.

( ) Sistema de ajustes eixo-base é aquele no qual as folgas ou interferências exigidas são obtidas pela associação de furos de várias classes de tolerância com eixos de uma única classe de tolerância. Nesse sistema, a dimensão do eixo é idêntica à dimensão nominal, isto é, o afastamento superior é zero.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!