A cultura organizacional consiste em um sistema de valores c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274185 Administração Geral
A cultura organizacional consiste em um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais. Julgue as afirmativas a seguir:

I- Os rituais representam repetições de atividades para expressar e reforçar valores fundamentais da organização, revela a importância de determinados objetivos e pessoas.

II- A cultura organizacional é guiada por procedimentos formais deliberados pela governança e apoiado por todos os seus integrantes.

III- Narrativas de histórias auxiliam na transmissão da cultura organizacional aos funcionários.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a cultura organizacional. Julgue as afirmativas apresentadas. 

O que podemos destacar de uma cultura organizacional? De acordo com Chiavenato (2014, p.154), a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que é compartilhado por todos os membros de uma organização. Refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira com que faz seus negócios, a maneira com que trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Mais do que isso, a cultura organizacional é uma forma de interpretação da realidade organizacional e constitui uma modelagem para lidar com questões organizacionais. 

Para Maximiano (2018), para melhor compreender a cultura organizacional, é necessário diferenciar os componentes observáveis daqueles mais profundos e, por isso, mais difíceis de averiguar. Para melhor compreensão, vejamos quais são os componentes da cultura organizacional, segundo o autor:


1) ARTEFATOS

Estão entre os componentes mais visíveis de uma cultura organizacional, compreendem: arquitetura, veículos, roupas, produtos que as pessoas usam.


2) TECNOLOGIA

É o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. Como destaca Maximiano (2018, p.380), "embora a palavra tecnologia faça pensar em artefatos, não está limitada a esse sentido".


3) SÍMBOLOS

Compreendem os comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. São elementos como cerimônias, rituais, imagens, hábitos e linguagem.

Em que:

Linguagem: é, certamente, o mais importante dos símbolos. Exprime-se por meio de um idioma ou jargões.

Arquitetura e vestuário: são os símbolos visíveis que identificam e diferenciam as pessoas nas organizações. Inclui a arquitetura, as instalações, o vestuário.



Histórias e mitos são elementos das tradições orais passados para as novas gerações, de maneira a perpetuar a cultura dominante. As histórias envolvem acontecimentos sobre os fundadores, as crises, os sucessos etc. As histórias, inclusive, podem acabar misturando elementos da realidade com a ficção. Os mitos, ao contrário das histórias, são totalmente fictícios.

Heróis: são os personagens das histórias e mitos.

Rituais e cerimônias: são eventos estruturados e coreografados, que carregam significados, celebram acontecimentos e sucessos, mantendo viva a lembrança das tradições.

4) VALORES

Estão no íntimo da cultura organizacional. Compreendem as crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização.

Atenção: para Maximiano, os níveis da cultura são (do mais profundo para o mais observável):

Valores e crenças

Histórias, mitos e heróis

Artefatos, Hábitos, linguagem

Quanto às afirmativas, podemos verificar que I e III são corretas. Rituais e histórias tem sua importância para a cultura organizacional. Por outro lado, note que podemos inferir do assunto apresentado que a cultura não se guia essencialmente de procedimentos formais , de modo que pode ser transmitida informalmente, como por meio de histórias e mitos. Com isso, concluímos que a alternativa E é a correta.

GABARITO: E

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cultura Organizacional: conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização, com elementos escritos e não escritos (informais), que guiam o comportamento organizacional.

A aprendizagem (e transmissão) da cultura organizacional se dá pelas histórias, rituais, ritos, símbolos e linguagens.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo