Analise as afirmativas abaixo em relação à ciclagem de nutri...
Analise as afirmativas abaixo em relação à ciclagem de nutrientes.
1. O carbono e o nitrogênio entram nos ecossistemas por meio da fixação de gases atmosféricos pelos organismos heterótrofos e procariontes, respectivamente.
2. A ciclagem de nutrientes em córregos e rios pode ser considerada uma espiral de repetidas captações biológicas e incorporação em formas orgânicas seguida por liberação em formas inorgânicas.
3. A decomposição da matéria orgânica libera os nutrientes nela contidos que podem ser reutilizados pelas plantas e micro-organismos.
4. Mudanças nas quantidades relativas de nutrientes fornecidas por intemperismo e decomposição determinam os nutrientes específicos que limitam a produção primária nos diferentes estágios de desenvolvimento do ecossistema.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Tema central: A questão aborda a ciclagem de nutrientes em ecossistemas, um conceito fundamental da bioquímica em agronomia. Compreender como elementos essenciais, como carbono, nitrogênio e minerais, circulam entre organismos e o ambiente é crucial para a produção sustentável e manejo do solo.
Resumo teórico:
Os nutrientes circulam no ambiente por meio de processos como a fixação biológica, decomposição e intemperismo. A fixação transforma nutrientes atmosféricos em formas utilizáveis por plantas e outros seres vivos. A decomposição mineraliza matéria orgânica, liberando nutrientes. A ciclagem é influenciada por fatores ambientais e determina a disponibilidade de nutrientes essenciais para plantas e micro-organismos (referência: Taiz & Zeiger, 2017; Odum, 2004).
Justificativa da alternativa correta:
Afirmação 2: Correta. A ciclagem em ambientes aquáticos ocorre em forma de espiral de nutrientes, com repetidas captações biológicas e liberações.
Afirmação 3: Correta. A decomposição mineraliza a matéria orgânica, tornando nutrientes disponíveis novamente.
Afirmação 4: Correta. Em diferentes fases do ecossistema, a limitação de nutrientes depende das fontes de intemperismo e decomposição.
Análise das alternativas incorretas:
Afirmação 1: Incorreta. O erro está em dizer que organismos heterótrofos fixam carbono e que apenas procariontes fixam nitrogênio. Na verdade, a fixação de carbono ocorre nos autótrofos (fotossíntese) e a fixação de nitrogênio é feita por alguns procariontes (bactérias e cianobactérias), mas não por heterótrofos.
- Alternativa A: Incorreta, pois inclui a afirmativa 1.
- Alternativa B: Incorreta, pois exclui a afirmativa 3.
- Alternativa C: Incorreta, pois inclui a afirmativa 1.
- Alternativa E: Incorreta, pois inclui a afirmativa 1.
Dica de interpretação: Atente sempre para detalhes nas afirmações. Palavras como “heterótrofos” ou “fixação” têm significados específicos. Questões de ciclagem frequentemente exigem conhecimento sobre funções dos organismos e processos químicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o carbono é fixado por organismos autotrofos = fotossíntese
"O carbono e o nitrogênio entram nos ecossistemas por meio da fixação de gases atmosféricos pelos organismos autotrófos e procariontes, respectivamente."
Explicação:
- O carbono entra nos ecossistemas principalmente por meio da fixação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico pelos organismos autotrófos durante a fotossíntese.
- O nitrogênio entra nos ecossistemas principalmente por meio da fixação do nitrogênio atmosférico (N2) por bactérias procariontes, como as bactérias fixadoras de nitrogênio, que convertem o N2 em formas que podem ser utilizadas por outros organismos no ecossistema.
ChatGPT
- O carbono entra nos ecossistemas principalmente através da fixação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico pelos organismos fotossintéticos, como plantas, algas e cianobactérias. Esses organismos utilizam a energia solar para converter o CO2 em compostos orgânicos, como carboidratos, que são a base da cadeia alimentar nos ecossistemas.
- O nitrogênio entra nos ecossistemas através de processos de fixação, nos quais certas bactérias, principalmente as bactérias fixadoras de nitrogênio, convertem o nitrogênio atmosférico (N2) em formas utilizáveis, como amônia (NH3) ou nitratos (NO3-). Esses compostos nitrogenados são então assimilados pelas plantas e passam pela cadeia alimentar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo