NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMB...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A decisão dependia de confrontar o item 20.10.2 da NR 20 com as alternativas, verificando quais elementos integram o conteúdo mínimo do plano de inspeção e manutenção e qual deles não aparece na norma.
- Quando a questão cobrar 'deve abranger, no mínimo', procure o rol expresso do item normativo e confronte literalmente as alternativas.
- Não inclua no conteúdo de um item específico elementos de outros programas ou documentos de SST sem previsão textual naquele dispositivo.
- Em questões de alternativa INCORRETA com enumeração normativa, confirme primeiro quais opções reproduzem exatamente o texto da norma; a restante tende a ser o gabarito.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa INCORRETA é a E) Informações do PCMSO.
Justificativa:
De acordo com o item 20.10.2 da , o plano de inspeção e manutenção das instalações deve abranger, no mínimo, as seguintes informações de caráter técnico e gerencial: []
- Tipos de intervenção (Alternativa A)
- Procedimentos de inspeção e manutenção (Alternativa B)
- Cronograma anual (Alternativa C)
- Identificação dos responsáveis (Alternativa D)
- Identificação dos equipamentos críticos para a segurança
- Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual []
As informações do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) pertencem à NR 7 e tratam da saúde médica do trabalhador (como exames clínicos e laboratoriais específicos). Embora a NR 20 possua interfaces com a saúde médica (como a exigência de exames específicos no PCMSO de quem trabalha com inflamáveis), esses dados não integram o escopo mínimo do plano de manutenção física das instalações industriais e prediais. []
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo