A despesa pública, tanto do ponto de vista patrimonial como ...
pública têm uma forma padronizada de contabilização, julgue
os itens seguintes.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
no orçamentário reconhece-se a receita no empenho(regime misto), e no patrimonial na liquidação
Visão Orçamentaria
Na área pública, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação.
“Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:
I – as receitas nele arrecadadas;
II – as despesas nele legalmente empenhadas.”
O art. 35 da Lei nº 4.320/1964 refere-se ao regime orçamentário e não ao regime patrimonial aplicável ao setor público.
Visão Patrimonial.
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público, assim como qualquer outro ramo da ciência contábil, obedece aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Dessa forma, aplica-se o princípio da competência em sua integralidade, ou seja, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem, e não quando os recursos financeiros são recebidos ou pagos.
Assim, segundo os princípios contábeis, a variação patrimonial aumentativa deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente de recebimento, e, analogamente, a variação patrimonial diminutiva deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do pagamento e da execução orçamentária.
É correto afirmar que a Despesa é apurada pelo regime de competência.
Quando se diz competência refere-se que seu reconhecimento é no momento do fato gerador, independetemento do seu recebimento ou pagamento.
Porém, este FATO GERADOR da despesa ocorre em momentos diferentes quando se compara o regime patrimonial e orçamentário, este é no EMPENHO e aquele na LIQUIDAÇÂO, mas veja, ambos são antes do PAGAMENTO.
cespe fdp
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo