Uma das áreas de atuação do bibliotecário que trabalha em bi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4038805 Biblioteconomia
Uma das áreas de atuação do bibliotecário que trabalha em bibliotecas universitárias é a gestão de portais de periódicos editados pelos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisa e laboratórios vinculados às universidades. Algumas das atividades realizadas pelos profissionais nesse contexto são a capacitação das equipes editoriais, a orientação sobre questões de ética editorial e a assessoria acerca de critérios e procedimentos de indexação em bases de dados. Além disso, cabe ao Bibliotecário orientar editores a evitar altas taxas de endogenia nos periódicos universitários, pois isso pode comprometer o rigor científico das publicações e dificultar a sua indexação em bases de dados. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de endogenia em periódicos científicos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O enunciado cobra o conceito técnico de endogenia em periódicos científicos, isto é, a vinculação institucional comum entre o periódico e os autores publicados. Esse critério leva diretamente à alternativa D.

Tema central: Endogenia em periódicos científicos
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta. A alternativa descreve manipulação de citações ou uso indevido de métricas para afetar indicadores bibliométricos. Isso é distinto de endogenia, que se define pela origem institucional dos autores.
B
Errada
Incorreta. A cobrança para leitura ou download diz respeito a política de acesso ou financiamento editorial. Endogenia não trata de modelo de cobrança, mas da composição institucional da autoria.
C
Errada
Incorreta. Concentração de artigos sobre um mesmo tema é concentração temática. O núcleo do conceito de endogenia não é o assunto repetido, e sim o vínculo institucional entre autores e periódico.
D
Certa
A alternativa D está certa porque expressa a endogenia como predominância ou concentração de autores vinculados à mesma instituição do periódico.
E
Errada
Incorreta. Atrasos recorrentes na publicação caracterizam problema de periodicidade ou pontualidade editorial. Isso é conceitualmente diferente de endogenia.
Pegadinha da questão
Confundir endogenia com qualquer outro problema editorial, quando o conceito específico é a origem institucional dos autores publicados.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão cobrar endogenia em periódicos, verifique a vinculação institucional dos autores em relação ao periódico.
  • Se a alternativa falar de tema repetido, atraso editorial, cobrança de acesso ou manipulação de citações, trata-se de outro problema, não de endogenia.
  • A chave é a origem institucional da autoria, não o assunto dos artigos nem a regularidade da publicação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo