O sistema tegumentar é responsável pelo revestimento do org...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3506881 Biologia

O sistema tegumentar é responsável pelo revestimento do organismo, que consequentemente, apresenta interação direta com o ambiente. A pele é o maior órgão do corpo humano que teve grande importância na adaptação do organismo ao ambiente terrestre. A pele é formada por duas partes bem definidas, sendo elas:


I.Derme que é a camada mais superficial, sendo um epitélio de revestimento. 


II.Epiderme que é um tecido conjuntivo que contém vasos sanguíneos.



Sobre os itens I e II, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Os excertos I e II estão incorretos.

Tema central: A questão aborda as camadas da pele humana, componente fundamental do sistema tegumentar. É essencial compreender as estruturas anatômicas e histológicas da pele, pois isso aparece com frequência em concursos na área de biologia e saúde.

Resumo teórico:
A pele é composta por duas principais camadas:

  • Epiderme: Camada mais superficial, formada por tecido epitelial de revestimento. Não possui vasos sanguíneos. Suas células principais são os queratinócitos.
  • Derme: Camada logo abaixo da epiderme, formada por tecido conjuntivo. Possui vasos sanguíneos, terminações nervosas e fibras que dão resistência à pele.

Fonte: Junqueira & Carneiro, "Histologia Básica".

Justificativa da alternativa correta:
Os dois excertos estão incorretos porque:

  • No I, afirma-se que a derme é a camada superficial e um epitélio de revestimento. Errado: A derme é a camada profunda e é formada por tecido conjuntivo, não epitelial.
  • No II, diz-se que a epiderme é um tecido conjuntivo com vasos sanguíneos. Errado: A epiderme é um tecido epitelial (não conjuntivo) e não possui vasos sanguíneos.

Análise das alternativas:

  • A - Incorreta. O excerto II está errado, conforme explicado.
  • B - Incorreta. O excerto I está errado.
  • C - Incorreta. Ambos estão errados, não corretos.
  • D - Correta. Ambos os excertos apresentam conceitos trocados e informações imprecisas.

Dica de interpretação: Atenção a detalhes como o tipo de tecido (epitelial x conjuntivo) e à presença de vasos sanguíneos. Questões desse tipo costumam inverter as características das camadas da pele para confundir o candidato.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Epiderme: Esta é a camada mais superficial da pele. É um epitélio de revestimento, composto principalmente por queratinócitos. A epiderme não possui vasos sanguíneos próprios.

Derme: Localizada abaixo da epiderme, a derme é um tecido conjuntivo denso irregular. É nesta camada que encontramos vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Estrutura Detalhada da Pele



Epiderme: 

  • Camada mais superficial
  • Tecido Epitelial de Revestimento ( estratificado pavimentoso queratinizado)
  • Avascular (sem vasos sanguíneos)
  • Composta principalmente por queratinócitos que produzem queratina, melanócitos (cor da pele), células de Langerhans (imunidade) e de Merkel (tato).
  • De renovação continua.

Derme: 

  • Localizada abaixo da epiderme.
  • Derme Papilar (superficial): tecido conjuntivo frouxo
  • Derme Reticular (profunda): tecido conjuntivo denso não modelado (ou irregular)
  • Rica em colageno e elastina ( elasticidade e firmesa )
  • Contém vasos sanguíneos, terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sebáceas/sudoríparas.

Hipoderme (ou Tecido Subcutâneo): 

  • Camada mais profunda.
  • Tecido adiposo (gordura) e tecido conjuntivo frouxo.
  • Isolante térmico
  • Reserva de energia.
  • Amortecedor de impactos. 

Anexos Cutâneos:

  • Pelos: Produzidos pelos folículos pilosos.
  • Glândulas Sebáceas: Produzem sebo, lubrificando a pele e cabelos.
  • Glândulas Sudoríparas: Produzem suor (écrinas para termorregulação e apócrinas em áreas específicas).
  • Unhas: Placas de queratina na ponta dos dedos. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo