Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORR...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563613 Português
Brasil visto pelos estrangeiros


        “Um país onde só há florestas” ou “um país onde todos jogam futebol e pulam Carnaval”. Essas são ideias que muitos estrangeiros têm do Brasil e que, no entanto, não correspondem à realidade. Embora o Brasil tenha florestas, elas ocupam apenas uma parcela do território. Também não são todas as pessoas que jogam futebol e pulam Carnaval. Ideias como essas são chamadas de estereótipos e trazem generalizações sobre fatos ou aspectos nem sempre verdadeiros, além de julgamentos sobre um grupo social, uma nacionalidade ou um assunto qualquer.

        A partir do século XVI, artistas, cientistas e viajantes europeus passaram a elaborar imagens sobre o território que formaria o Brasil, por meio de pinturas e relatos. Essas terras eram descritas e representadas com florestas ____________, frutos e águas abundantes, indígenas de pele escura e nus, pássaros ____________ e animais considerados estranhos.

    A associação do Brasil a paisagens consideradas belas e exóticas pelos estrangeiros foi predominante até o século XIX. A partir do século XX, com a expansão dos meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a televisão, outras imagens e ideias estereotipadas do Brasil começaram a ser difundidas de modo significativo no exterior.

       Além de país ____________, com natureza abundante, o Brasil passou a ser associado às ideias de:

    • povo gentil e dócil: inclui características relacionadas ao povo brasileiro, como hospitalidade, capacidade de se adaptar a diferentes situações, alegria e cordialidade;

     • país do Carnaval e do futebol: é a síntese do imaginário que associa o Brasil a grandes eventos populares, como Carnaval, futebol, samba e festas populares;

      • país do exotismo e do misticismo: relaciona-se às manifestações religiosas, das culturas africana e indígena, dos ritos e rituais em geral.

     No século XXI, pesquisas realizadas com base na opinião pública em todo o mundo indicaram que o Brasil está entre os países mais conhecidos. No entanto, passados mais de 500 anos desde o “descobrimento”, muitas ideias e imagens estereotipadas sobre nosso país ainda se perpetuam.

FTD. Geografia: espaço e interação. P. 108. Com adaptações.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.



Ele fez ______ uso do salário que recebeu. Ele gastou ______ o dinheiro que recebeu.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação da Questão: A questão aborda o uso das palavras "mau" e "mal", que são frequentemente confundidas. O tema central é a ortografia e o significado dessas palavras, que pertencem a categorias diferentes na língua portuguesa.

Norma Gramatical Aplicável: A palavra "mau" é um adjetivo, que significa "ruim", enquanto "mal" é um advérbio que indica algo que não está bem ou que foi feito de forma incorreta. Essa distinção é fundamental para o correto uso das palavras.

Alternativa Correta: A alternativa A - mau | mal está correta. A frase "Ele fez mau uso do salário que recebeu" indica que o uso foi ruim, o que justifica o emprego do adjetivo "mau". Na sequência, "Ele gastou mal o dinheiro que recebeu" significa que o ato de gastar foi feito de forma incorreta, justificando o uso do advérbio "mal".

Justificativa das Alternativas Incorretas:

B - mal | mau: Está errada porque "mal" não pode ser usado como adjetivo. O correto seria "mau" para qualificar o uso. Portanto, "Ele fez mal uso" é uma construção incorreta.

C - mau | mau: Incorreta, pois a segunda parte "Ele gastou mau o dinheiro" é errada. A forma correta seria "mal", que indica o modo como o dinheiro foi gasto.

D - mal | mal: Esta alternativa é errada porque, assim como na anterior, a primeira parte "Ele fez mal uso" não está correta. O uso de "mal" como adjetivo não é aceitável.

Portanto, a alternativa A é a única que respeita as normas de uso de "mau" e "mal" na língua portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

15/09

GAB= A

Mal x Mau

Mal: oposto de “bem”. Advérbio. Geralmente acompanha um verbo ou adjetivo.

Ex.: O jantar foi mal preparado pelo cozinheiro.

Também temos “mal” como conjunção temporal, com sentido de “logo que”.

Ex.: Mal cheguei, fui interrogado.

Como sinônimo de “doença, coisa ruim”, mal é substantivo.

Ex.: Morreu de um mal súbito.

Mau: oposto de “bom”. Adjetivo. Acompanha um substantivo, dando a ele a qualidade de “maligno".

Ex.: Não passou porque era um mau candidato

MAL = BEM

MAU = BOM

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo