Um paciente é atendido pelo médico em uma Unidade Básica de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda síndromes coronarianas agudas, especificamente manifestações clínicas e eletrocardiográficas do infarto do ventrículo direito (IVD).
Justificativa da alternativa correta – D) Infarto do ventrículo direito:
O paciente apresenta quadro de dor torácica, sinais de baixo débito (extremidades frias, choque), estase jugular, bulhas cardíacas abafadas e, importante, ausência de congestão pulmonar. O eletrocardiograma evidenciou elevação do segmento ST em DIII maior que em DII, padrão eletrocardiográfico sugestivo de IVD.
Segundo o PCDT para Síndromes Coronarianas Agudas: “O infarto do ventrículo direito não é entidade clínica rara. [...] O reconhecimento do infarto do VD é importante, porque se associa a mais morbi e mortalidade imediatas, além de apresentar prioridade de tratamento específico”. Os principais achados físicos são hipotensão, turgescência jugular, pressão venosa central elevada e ausculta pulmonar sem congestão.
Análise das alternativas incorretas:
A) Pericardite aguda: Costuma cursar com dor torácica, mas geralmente há atrito pericárdico e alterações eletrocardiográficas difusas (não restritas a DIII), além de raramente evoluir com choque.
B) Embolia pulmonar maciça: Ocorre com dispneia intensa, taquicardia e, frequentemente, sinais de insuficiência respiratória. Não há padrão de elevação de ST como descrito e geralmente há sinais pulmonares e não exclusivamente direitos.
C) Infarto da parede lateral alta: Alterações no ECG aconteceriam principalmente em DI e aVL. Os achados clínicos e eletrocardiográficos não sustentam essa hipótese.
E) Infarto de parede anterosseptal: As alterações eletrocardiográficas predominariam nas derivações V1-V4, além de não justificar a ausência de congestão pulmonar e a presença de estase jugular isolada.
Estratégias para provas: Sempre relacione os achados clínicos (por exemplo, estase jugular + ausência de congestão pulmonar) ao mecanismo fisiopatológico. Termos como “elevação do ST em DIII maior que DII” direcionam para acometimento do VD. Fique atento a detalhes que excluem hipóteses – neste caso, a ausência de congestão pulmonar praticamente afasta infartos do VE e quadros pulmonares.
Resumo: O diagnóstico mais provável é o infarto do ventrículo direito, pelo conjunto clínico e eletrocardiográfico, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e literatura médica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo