Pedro, 3 meses de idade, chega ao consultório acompanhado d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Refluxo gastroesofágico (RGE) fisiológico em lactentes é um quadro frequente nos primeiros meses de vida, caracterizado por regurgitação sem prejuízo ao ganho ponderal e sem repercussões sistêmicas.
Análise da alternativa correta (B):
O caso descreve lactente até 3 meses, em aleitamento materno exclusivo, bom ganho ponderal e episódio de regurgitação frequente.
Esse padrão clínico remete ao RGE fisiológico, considerado benigno. De acordo com o manual do Ministério da Saúde:
"O refluxo gastroesofágico (RGE) pode ser um evento normal em diversas situações, devido ao relaxamento do esfíncter esofagiano inferior [...] Apenas 10% das crianças que têm refluxo apresentarão quadro de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)" (Manual do Método Canguru, p. 38).
Portanto, a conduta indicada é orientar medidas comportamentais — manter o lactente semi-ereto após mamadas, evitar excesso durante mamadas e jamais introduzir medicação rotineiramente.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Estenose hipertrófica do piloro: Vômitos são em jato, não regurgitação, lactente tipicamente perde peso. Exame de imagem só é indicado se houver suspeita clínica.
- C) Refluxo fisiológico: ranitidina — Medicamentos não são indicados em refluxo fisiológico; além disso, ranitidina saiu do mercado e não apresenta benefício comprovado para esse quadro.
- D) Doença do refluxo: procinéticos — São reservados para casos confirmados de DRGE e, mesmo assim, seu uso é controverso devido a efeitos colaterais.
- E) Doença do refluxo: ranitidina — O uso de medicação só se justifica em DRGE com repercussão, não no quadro apresentado. Novamente, ranitidina não é recomendada.
Estratégia de prova: Atenção para palavras-chave (idade, ganho ponderal, exclusividade do aleitamento, intensidade e características do sintoma). Evite tratar quadros fisiológicos!
Citações importantes:
“Na maioria dos casos, o refluxo em crianças pequenas é fisiológico e se resolve espontaneamente.” (SBP)
Assim, a alternativa B é a correta, conforme diretrizes nacionais e internacionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo