O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q1916871 Engenharia de Transportes e Trânsito
Apesar de apresentarem desvantagens de comprimento de percurso e de dispêndio de energia, as passagens subterrâneas ou passarelas podem evitar longas esperas por uma oportunidade de atravessar a corrente de tráfego, além de preservarem o pedestre do medo de um acidente atravessando em nível. Ainda que as características locais sejam fundamentais, na Figura 1 a seguir, é apresentado um critério preliminar para definir se a travessia de uma via com velocidade de até 60 km/h deve ser feita em desnível.
Imagem associada para resolução da questão Figura 1: Fluxos que justificam a implantação de passarelas Fonte: Direction des Ponts et de la Circulation Routière
Tendo como base as informações da Figura 1, disponível no Manual de Projetos de Interseções do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e os conhecimentos de travessias de pedestres em desnível, analise as afirmativas abaixo.
I. O gráfico da Figura 1 aponta que a escolha entre uma travessia em nível e uma travessia em desnível depende da quantidade de pedestres e de veículos que passam pelo local.
II. De acordo com a Figura 1, para uma quantidade de pedestres acima de 2.000 pedestres/hora (dois mil pedestres/hora), a travessia em desnível é sempre indicada.
III. De acordo com a Figura 1, quando a quantidade de pedestres está acima de 1.000 pedestres/hora (mil pedestres/hora), a travessia em nível é indicada para qualquer quantidade de veículos/hora.
IV. Considerando uma quantidade de 2.500 pedestres/hora (dois mil e quinhentos pedestres/hora), para os valores acima de 1.000 veículos/hora (mil veículos/hora) abordados no gráfico da Figura 1, a travessia em desnível é sempre indicada.
V. Em relação às travessias em desnível, as passagens subterrâneas apresentam custo superior quando comparadas às passarelas. Entretanto, protegem melhor o pedestre em caso de mau tempo e possuem menor interferência do ponto de vista urbanístico.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas