No que tange à importância do protocolo nas organizações é ...
No que tange à importância do protocolo nas organizações é correto afirmar, exceto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Lei nº 8.159/1991, art. 3º: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." No enunciado, a importância do protocolo deve ser aferida à luz dessa lógica de controle da tramitação documental; por isso, a alternativa que afirma que ele deixa os documentos suscetíveis de desvios e facilita a perda contraria a finalidade da gestão documental e é a exceção.
- Quando a questão tratar de protocolo, verifique se a alternativa reforça ou inverte as funções de registro, tramitação, controle, localização e proteção dos documentos.
- Use a Lei nº 8.159/1991, especialmente a ideia de gestão documental como produção, tramitação, uso e arquivamento, para confrontar assertivas genéricas de Arquivologia.
- Se a alternativa disser que o protocolo aumenta risco de extravio, desvio ou perda, a tendência é estar errada, porque isso contraria a lógica de controle documental.
- Nem toda alternativa correta virá com literalidade exata da lei; o critério decisivo é a compatibilidade com a finalidade normativa da gestão e da proteção dos documentos de arquivo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Rumo a nomeação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo