O principal argumento do autor do texto para a condenação do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465129 Português
Um verbo decisivo

Ansiosos por descobrirem mais um “inimigo" político, eleitores, ou melhor, torcedores me criticam por não tomar partido, por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis. E estou mesmo, porque, em meio a paixões desenfreadas, esse é o lugar mais indicado para quem dispõe de um espaço privilegiado e se recusa a transformá-lo em palanque. Proselitismo aqui só contra o uso da violência pelos candidatos, cujas divergências, aliás, são menos ideológicas e mais idiossincráticas. Na verdade, combatem de preferência as pessoas, mais do que as ideias. Quem gosta de baixo nível deve procurar o “território livre" da Internet - livre principalmente para xingamentos e acusações sem provas. Alguém sugeriu que, a exemplo deste jornal, que na seção “Dos leitores" se recusa a publicar cartas com ofensas, as emissoras de TV deveriam criar um código de conduta nos debates, uma espécie de pacto de não agressão pessoal pelas partes em disputa. Se até nas selvagens lutas de vale-tudo do MMA há limites para os golpes, por que não estabelecer restrições éticas na guerra eletrônica? Claro que muitos iam acusar a medida de censura, cerceamento da liberdade de expressão. Mas os que ligam a televisão para ver debates, e não embates, com certeza aplaudiriam.

[....] É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

(Zuenir Ventura)
O principal argumento do autor do texto para a condenação dos debates atuais é o de que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Texto:

O texto discute a dinâmica dos debates políticos contemporâneos, ressaltando uma crítica ao nível de agressividade e ao foco em ataques pessoais, em vez de propostas efetivas. O autor argumenta que, apesar de se esperar um debate sobre ideias, o que realmente ocorre é uma competição de desconstrução do adversário.

Alternativa Correta: E - não se discute o melhor programa de governo, mas quem desconstruiu mais.

Essa alternativa é correta porque sintetiza a crítica central do autor. Ele aponta que a ênfase está na capacidade de atacar o oponente (desconstruir) ao invés de discutir propostas. O uso do verbo "desconstruir" como uma moda na campanha ilustra bem essa ideia, mostrando que as brigas são mais pessoais que ideológicas.

Alternativas Incorretas:

A - as pessoas ligam a televisão para ver debates e não embates. Esta afirmação é verdadeira, mas não é o principal argumento da crítica. O autor menciona isso, mas a ideia central não é apenas sobre o que as pessoas esperam, mas sim sobre a realidade do que acontece nos debates.

B - os eleitores que gostam de baixo nível procurem a Internet. Embora o autor faça essa afirmação, ela serve como um desvio do argumento principal. O foco não está na escolha dos eleitores, mas na necessidade de uma mudança na maneira como os debates são conduzidos.

C - os meios de comunicação deveriam ter um código de conduta. Essa proposta é mencionada no texto, mas não é o argumento central. O autor sugere isso, mas o foco maior é a crítica à prática atual dos debates, que se concentram em ataques pessoais.

D - as divergências são mais idiossincráticas que ideológicas. Essa é uma observação válida, mas não captura o cerne da crítica. O autor menciona isso para explicar a natureza das disputas, mas o foco principal está na eficácia do verbo "desconstruir" nas campanhas.

Compreender as nuances do texto é essencial para responder corretamente à questão. Focar nas ideias centrais e não apenas nas menções superficiais é uma estratégia valiosa na interpretação de textos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

[....] É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

Acredito que a letra seja mais coerente com a amior parte do texto,mas se tratando de fgv...

eu não consigo ver como resposta a letra E

Título do texto: Um verbo decisivo

No ultimo parágrafo do texto:  É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

Fazendo essa ligação, cheguei a letra E. 

Questão com dupla questão tipica FGV

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo