Como cada tipo de câncer possui sua própria história natura...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3413815 Radiologia
Como cada tipo de câncer possui sua própria história natural de doença, as linhas de cuidado exigirão um fluxo assistencial do que deve ser feito, em termos de cuidados assistenciais e encaminhamentos, para atender às necessidades de saúde, de acordo com as possibilidades de se intervir no processo de evolução da doença. As linhas de cuidado funcionam como instrumento de trabalho em duas áreas de atuação dos profissionais e trabalhadores em saúde. Assinale a alternativa cuja afirmação se refere à área de assistência:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

1. Tema central da questão:

A questão aborda as linhas de cuidado em oncologia, destacando sua função no processo assistencial. Esse tema é fundamental, pois envolve a organização do atendimento ao paciente com câncer, desde a prevenção até o tratamento e cuidados paliativos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e manuais de gestão em saúde pública.

2. Resumo teórico:

As linhas de cuidado são instrumentos que visam garantir a integralidade do atendimento em saúde, organizando o fluxo do paciente e orientando os profissionais sobre as melhores condutas em cada etapa da doença, considerando as especificidades do serviço de saúde. Essa abordagem está de acordo com as “Diretrizes para organização das linhas de cuidado em Oncologia” do SUS e visa aprimorar a assistência ao paciente.

3. Justificativa da alternativa correta (B):

A alternativa B está correta porque descreve que as linhas de cuidado atuam como guias para orientar os profissionais da saúde quanto aos procedimentos mais efetivos para cada situação, considerando o contexto do serviço em que atuam. Isso corresponde exatamente ao papel assistencial: oferecer suporte prático e direcionar a atuação do profissional no dia a dia do cuidado ao paciente.

4. Análise das alternativas incorretas:

A: Foca na avaliação das modalidades de atendimento pelo sistema de saúde, o que é uma visão mais gerencial do que assistencial.

C: Trata da programação de procedimentos, exames e tratamentos, o que diz respeito ao planejamento de ações preventivas e de diagnóstico, não à assistência direta e individualizada.

D: Refere-se ao planejamento quantitativo e qualitativo de serviços, algo relacionado à gestão dos serviços de saúde, não ao trabalho assistencial direto.

5. Estratégia de interpretação:

Ao analisar questões desse tipo, busque palavras-chave como “assistência” e “orientação direta ao profissional”, diferenciando-as de termos ligados à gestão, planejamento e avaliação de serviços.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo