No início dos anos 90, trabalhando como alfabetizadora de crianças de seis anos de idade,
a professora Tereza, enquanto falava da nasalização provocada pela presença do “n” e do
“m” após as vogais, explicou aos alunos que “porque a mamãe ama o papai e o bebê, antes
de ‘p’ e ‘b’ se escreve ‘m’”. A explicação funcionou naquele tempo e todos aprenderam a
lição. Hoje, os tempos mudaram e Tereza não dá mais aula para crianças pequenas. Ao ensinar a mesma lição, com base em seus conhecimentos de Fonética e Fonologia do
Português, ela pode dizer o seguinte: