Com base no funcionamento sintático e semântico do período ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: "Topar de cara com realidades e ideologias diferentes da sua é algo estranho para qualquer pessoa." O período apresenta predicação nominal, com sujeito oracional em forma reduzida de infinitivo, verbo de ligação e predicativo do sujeito; essa organização confirma a alternativa B e afasta as leituras de impessoalidade, predicação verbal ou transitividade.
- Quando a oração começa por infinitivo, verifique se esse segmento está funcionando como sujeito antes de classificá-lo como ação principal do predicado.
- Com o verbo "ser", confirme se há relação de atribuição entre sujeito e característica; se houver, trata-se de verbo de ligação e predicação nominal.
- Não trate automaticamente o termo após o verbo como objeto: em estruturas com verbo de ligação, ele pode ser predicativo do sujeito.
- Se o enunciado expressa avaliação, como em "algo estranho", isso é sinal forte de predicado nominal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo