A realização de radiografias ou outros exames exige que algu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a radioproteção no contexto dos exames radiológicos, abordando tanto a segurança do paciente quanto a do profissional. Para resolver esta questão, é importante conhecer as práticas corretas e regulamentadas de um técnico em radiologia para garantir a segurança radiológica e a qualidade das imagens obtidas.
A alternativa correta é a B: fazer assentamentos de quaisquer fatores técnicos que alterem a emissão das radiações, como distância fonte-receptor, kV e mA, quando justificável. Isso reflete uma prática essencial de controle de qualidade e otimização da exposição radiológica, assegurando que os parâmetros técnicos sejam adequados para cada exame, minimizando a dose de radiação sem comprometer a qualidade da imagem.
Justificativa para a alternativa correta: Manter um registro dos fatores técnicos ajuda a monitorar e ajustar os processos radiológicos, promovendo tanto a eficácia do exame quanto a segurança do paciente, evitando exposições desnecessárias.
Análise das alternativas incorretas:
A - Manter sempre um acompanhante com o paciente, mesmo em pleno estado de consciência, não é adequado porque expondo desnecessariamente outra pessoa à radiação.
C - Executar exames portando dosímetro é uma prática padrão para monitoramento da exposição do profissional, mas a questão foca na segurança do paciente e qualidade do exame, não diretamente na avaliação da dose absorvida pelo técnico.
D - Realizar exames com o menor tempo de exposição possível para evitar artefatos pode ser relevante, mas a questão foca na otimização dos parâmetros técnicos, e não apenas na redução do tempo de exposição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Confusa
A realização de radiografias ou outros exames exige que algumas precauções sejam tomadas para evitar problemas relacionados a padrão de qualidade, bem como de segurança do paciente, além dos relacionados à proteção radiológica. Por isso, o técnico em radiologia deve:
B) fazer assentamentos (anotações ou registros) de quaisquer fatores técnicos que alterem a emissão das radiações, tais como distância fonte-receptor, kV, mA, quando justificável.
OBS: Todo registro é considerado uma tomada de precaução para evitar problemas.
Na alternativa C houve um erro: executar exames portando dosímetro que avalie a taxa de dose totalmente absorvida durante durante a atividade laboral.
Corrigindo: executar exames portando dosímetro que avalie a taxa de dose EXPOSTA (se referindo à radiação secundária) durante durante a atividade laboral. O dosímetro não absorve doses totais, e sim detecta radiação secundária (não na sua plenitude de absorção)
Alternativa B
A alternativa B é a correta: "fazer assentamentos de quaisquer fatores técnicos que alterem a emissão das radiações, tais como distância fonte-receptor, kV, mA, quando justificável."
Por que essa é a melhor escolha?
Registrar os parâmetros técnicos utilizados em cada exame é uma prática essencial para garantir:
- Qualidade da imagem obtida;
- Segurança do paciente, evitando exposições desnecessárias;
- Rastreabilidade e controle de qualidade, permitindo ajustes e auditorias futuras.
Esses registros fazem parte das boas práticas de radioproteção e estão alinhados com as diretrizes da CNEN e da ANVISA.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Manter um acompanhante com o paciente sem necessidade clínica expõe outra pessoa à radiação sem justificativa, o que contraria os princípios da proteção radiológica.
- C) O uso de dosímetro é obrigatório para o profissional, mas a questão foca em ações voltadas à segurança do paciente e à qualidade do exame, não no monitoramento ocupacional.
- D) Embora o tempo de exposição deva ser otimizado, reduzi-lo ao máximo indiscriminadamente pode comprometer a qualidade da imagem. O foco deve ser na adequação dos parâmetros técnicos, não apenas no tempo.
Checklist de Boas Práticas em Exames Radiológicos
Antes do Exame
- Verificar o pedido médico e a indicação do exame.
- Confirmar a identidade do paciente com 2 formas de identificação.
- Checar restrições (gestantes, alergias, etc.).
- Garantir que o equipamento esteja calibrado e em bom estado.
- Preparar e conferir os EPIs (avental de chumbo, protetor de tireoide, etc.).
- Explicar o procedimento ao paciente com clareza e empatia.
- Posicionar o paciente corretamente, conforme o protocolo.
- Registrar parâmetros técnicos (kV, mA, distância foco-filme, tempo).
Durante o Exame
- Monitorar o paciente para evitar movimentações.
- Aplicar colimação adequada para reduzir a área irradiada.
- Usar o menor tempo de exposição possível, com qualidade de imagem mantida.
- Garantir que nenhum acompanhante não protegido esteja na sala.
- Manter comunicação e tranquilidade com o paciente.
Depois do Exame
- Verificar a qualidade das imagens antes de liberar o paciente.
- Salvar e enviar os exames ao sistema PACS ou prontuário digital.
- Atualizar prontuário com observações relevantes, se necessário.
- Higienizar equipamentos e sala conforme normas de biossegurança.
- Registrar qualquer intercorrência técnica ou clínica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo