Se considerarmos que um raio se comporta como
uma corrente que desce por um fio retilíneo, é
possível encontrar o valor da intensidade de
campo magnético gerado em função da distância
do evento. Ainda, considerando que praticamente
todos os celulares da atualidade possuem
sensores magnéticos, pode-se imaginar que, a
certa distância, daria para detectar uma anomalia
no campo devido a um raio por meio do celular.
Considerando que um raio com intensidade de
corrente média formou um canal condutor vertical
com uma corrente de 30 kA e que a variação
mínima que um sensor magnético de um celular
pode sentir é de 1 μT, a qual distância máxima um
celular (em repouso) poderia detectar a anomalia
do campo causada pelo raio? Considere μ0 = 4π 10-7