Se considerarmos que um raio se comporta como uma corrente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4090228 Física
Se considerarmos que um raio se comporta como uma corrente que desce por um fio retilíneo, é possível encontrar o valor da intensidade de campo magnético gerado em função da distância do evento. Ainda, considerando que praticamente todos os celulares da atualidade possuem sensores magnéticos, pode-se imaginar que, a certa distância, daria para detectar uma anomalia no campo devido a um raio por meio do celular. Considerando que um raio com intensidade de corrente média formou um canal condutor vertical com uma corrente de 30 kA e que a variação mínima que um sensor magnético de um celular pode sentir é de 1 μT, a qual distância máxima um celular (em repouso) poderia detectar a anomalia do campo causada pelo raio? 
Considere μ0 = 4π 10-7 
Alternativas