Na frase: “Reveja os caminhos que você percorreu...”. O verb...
O texto a seguir serve de requisito para as questões 1 a 5.
Como você lidar com a frustração?
______A frustração pode ser para você um sinal para desistir ou um estímulo para continuar lutando. Vencedores são pessoas que aprenderam a fechar os ouvidos para as críticas e o desânimo, traduzindo as palavras duras para continuarem sua luta. Vencedores são pessoas que, pelo compromisso com uma visão ou uma fé, saíram de condições sub-humanas e, suportando frustração após frustração, se tomaram pessoas prósperas.
______Pode parecer contraditório, mas a chave do sucesso está na frustração maciça. Por exemplo: lembra-se de seus maiores sucessos... Reveja os caminhos que você percorreu... Perceba que antes de alcançar qualquer grande objetivo, sempre houve muitas frustrações, muitos fracassos. É você quem determina o valor final de sua experiência. Ter uma atitude visionária, além de recompensador, funciona como um antídoto para o medo do amanhã. A atitude de fé é o oposto da reação de medo.
______O medo é uma emoção necessária para defender-se de algo que ameaça a integridade física ou psicológica. Ele é indispensável para a sobrevivência, para lidar com crises e riscos. O problema é que o medo nem sempre vem de uma ameaça real. Algumas vezes brota de fantasias e crenças.
______Então, muitas das decisões que tomamos são para não ser um fracasso, não ficar sozinho, não perder a família... O não marca que a decisão era reativa, defensiva de uma ameaça que nem sempre era real. A partir do medo, desenhamos um mapa de onde não queremos chegar. Para que sua vida seja mais do que uma reação de medo você precisa fazer escolhas a partir de mapas novos. Os mapas construídos na infância não funcionam hoje. É preciso usar mapas com parâmetros de amanhã, do que você quer construir, e não com o que você não quer repetir.
______Entenda que o mapa da infância, que foi válido para chegar até aqui, não é o mesmo que pode te levar aonde você realmente deseja. A pergunta que tantos fazem e parece complicada de responder é: Como criar uma visão pessoal?
AYLMER, Roberto
Escolhas. Rio de Janeiro. Proclama Editora 2001.
Na frase: “Reveja os caminhos que você percorreu...”. O verbo “rever” de acordo com o modo verbal deve estar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assunto central: Modo verbal do verbo – Imperativo
O foco principal desta questão é identificar, na frase “Reveja os caminhos que você percorreu...”, o modo verbal do verbo rever na forma reveja.
Regra normativa: O modo imperativo na Língua Portuguesa expressa ordem, pedido, conselho ou convite. Segundo Evanildo Bechara e Celso Cunha & Lindley Cintra, a forma do imperativo afirmativo para “você” deriva do presente do subjuntivo, por isso temos reveja como forma correta quando queremos dar uma orientação ou sugestão direcionada a “você”.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa A) No imperativo é a correta porque reveja é o imperativo afirmativo do verbo rever para "você". O enunciado traz um convite ou conselho: “Reveja os caminhos que você percorreu”, típico do imperativo.
Análise crítica das alternativas incorretas:
B) No subjuntivo: Engana! Embora a forma “reveja” coincida com o presente do subjuntivo (que você reveja), aqui está em uso do imperativo, pois o objetivo é orientar o interlocutor. Atenção em provas: coincidência de formas é comum, mas o contexto é decisivo.
C) No indicativo: Incorreta. A forma "reveja" não pertence ao indicativo; no indicativo seria "revê" (tu) ou "revê/ revêem" (você/ eles).
D) No infinitivo: Errado. Infinitivo de “rever” é "rever".
E) No particípio: Errado. Particípio de "rever" é "revisto".
Estratégia para provas:
Sempre identifique o contexto: se está havendo orientação, pedido ou sugestão, pense em imperativo. O contexto do texto é motivacional, sugerindo uma ação ao leitor — mesma estrutura dos comandos de “faça”, “siga”, “confie”.
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, o uso do modo verbal deve ser claro para transmitir a intenção — aqui, a orientação ao leitor é inequívoca.
Resumo: “Reveja” está no imperativo afirmativo (“você”), expressando conselho. Alternativa correta: A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo