O Princípio Orçamentário que determina que a Lei Orçamentári...
O Princípio Orçamentário que determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público é o Princípio da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Universalidade
O tema central da questão gira em torno dos Princípios Orçamentários, especificamente o Princípio da Universalidade. Para resolver a questão, é necessário compreender quais são os princípios que regem a elaboração e execução do orçamento público e o que cada um deles representa.
O Princípio da Universalidade estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve incluir todas as receitas e todas as despesas do ente governamental. Isso significa que nada pode ser omitido do orçamento, garantindo transparência e controle sobre as finanças públicas. Este princípio é fundamental para assegurar que todos os recursos públicos sejam contabilizados e que todas as obrigações financeiras sejam previstas e autorizadas.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Totalidade: Embora a palavra "totalidade" possa parecer similar a "universalidade", não é um princípio orçamentário reconhecido. O conceito de totalidade não se aplica à estruturação do orçamento da forma como a universalidade se aplica.
B - Legalidade: Este é um princípio orçamentário, mas ele se refere à obrigatoriedade de que a elaboração e execução do orçamento estejam de acordo com a legislação vigente. Não está diretamente relacionado à inclusão de todas as receitas e despesas no orçamento.
C - Anualidade: Este princípio determina que o orçamento deve ser elaborado para um período de um ano, conhecido como exercício financeiro. Não tem relação direta com a inclusão de todas as receitas e despesas na LOA.
A partir dessa análise, fica claro que a alternativa D - Universalidade é a correta, pois é ela que reflete o princípio que determina a inclusão de todas as receitas e despesas na Lei Orçamentária Anual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
2.2.UNIVERSALIDADE
Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
MCASP, 10ª ed.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo