Paciente feminina, jovem, procura o clínico em razão ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o manejo clínico da infecção pelo HIV, destacando que, mesmo em indivíduos assintomáticos com CD4+ elevado, a replicação viral e a ativação imune crônica estão relacionadas ao aumento de comorbidades, especialmente doenças não oportunistas, como eventos cardiovasculares.
Justificativa da alternativa correta (A):
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos do Ministério da Saúde (2022), “a infecção crônica pelo HIV implica ativação imune persistente, que pode desencadear aumento do risco de doenças metabólicas e cardiovasculares, mesmo em pacientes assintomáticos e com CD4+ preservado” (item: Co-morbidades, p. 42).
O mecanismo envolve inflamação crônica e alterações metabólicas. Estudos internacionais, como os revisados no UpToDate, reforçam que o HIV, independentemente do estágio ou do uso de TARV, está relacionado a maior incidência de doenças não-infecciosas, como eventos cardiovasculares, tumores e síndrome metabólica.
Análise das alternativas incorretas:
B) Incorreta. A TARV reduz substancialmente o risco de transmissão sexual quando a carga viral fica indetectável (“indetectável = intransmissível”), mas não elimina totalmente o risco. Sempre há exceções ou falhas por má adesão ou testes laboratoriais irregulares.
C) Incorreta. É possível iniciar TARV sem os exames, pelo risco-benefício, mas a TARV jamais deve ser suspensa se o CD4+ estiver bom e CV indetectável. Manutenção contínua da TARV é recomendação expressa das diretrizes atuais.
D) Incorreta. O objetivo da TARV é controlar carga viral e prolongar a vida com qualidade, não erradicar o HIV. O vírus integra-se ao genoma das células hospedeiras e não há, até o momento, cura definitiva.
E) Incorreta. Mesmo com esquemas modernos, a má adesão é a principal causa de falência terapêutica, como destacado pelo PCDT e grandes séries clínicas (SBInfecto, UpToDate).
Estratégias na prova: Atenção a pegadinhas como “elimina” risco, “cura” ou “possibilidade de suspender” TARV, pois contrariam evidências e protocolos. Foque em palavras-chaves: “replicação viral ativa”, “ativação imune crônica”, “comorbidades não infecciosas”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) correta (achei confusa)
B) errada porque não ELIMINA a possibilidade de transmissão, mas reduz drasticamente
C) a TARV deve ser mantida por toda a vida independente do CD4, pois um dos objetivos é justamente evitar que o CD4 reduza
D) infelizmente, a TARV não erradica o HIV apenas controla
E) a má adesão causa falha terapêutica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo