Sobre o texto, assinale a alternativa incorreta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não seria a alternativa c?
Alguém poderia explicar.
A) Correta. No trecho “as infecções (...) eram tão frequentes que a cirurgia só era indicada...”, a estrutura “tão... que” estabelece uma relação de consequência. A frequência das infecções era tão grande que resultava na indicação da cirurgia apenas em casos de gangrena.
B) Correta. Os dois-pontos em “morrer duas vezes: a primeira durante a operação, a segunda de febre” introduzem uma explicação/especificação do que significa “morrer duas vezes”.
C) Incorreta. O trecho “em Borneo, na Indonésia” está entre vírgulas porque funciona como aposto explicativo, especificando a localização de “caverna Liang Tebo”. Não se trata de adjunto adverbial deslocado.
A estrutura pode ser entendida assim:
“Em Borneo, na Indonésia” identifica/esclarece onde fica a caverna Liang Tebo, funcionando como aposto.
D) Correta. O termo “na qual” é um pronome relativo precedido de preposição. Nesse caso, ele retoma “ossadas” e estabelece uma relação de lugar/localização. Poderíamos usar “que” com a estrutura adequada, por exemplo:
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo